Pão Low Carb com Fermento Biológico – Faz Casquinha!

Quem não gosta de pão? Eu adoro! Mas a farinha de trigo não me faz bem, e a alternativa que tenho para não deixar o pãozinho fora da minha vida e não pagar o preço dos desconfortos que um pão comum me traz é o PÃO LOW CARB! 

Há 1 ano reduzi drasticamente o consumo de açúcar refinado, farinha de trigo e leite (ainda consumo bastante derivados) da minha alimentação. O principal motivador foi a minha saúde e, hoje em dia, como consumo esporadicamente, fica muito claro os efeitos maléficos que esses alimentos causam na minha digestão, disposição, funcionamento do intestino e desencadeamento de crises respiratórias alérgicas. 

A receita de pão low carb que vou compartilhar com vocês é super fácil de executar e o resultado é melhor que muito pão low carb que já comprei, pagando inclusive bem caro por isso!!!! Porque não tem jeito, comprar um pão low carb vai ser caro mesmo… se eu fosse vender não cobraria barato…rs. Os ingredientes são caros, mesmo para se fazer em casa, o rendimento não é grande como de um pão feito com farinha de trigo, e quanto mais gostoso, mais rico em farinhas e gorduras boas ele vai ser.

E vale dizer que um pão low carb nunca vai ser um pão francês. A textura é completamente diferente, o sabor é diferente, é outra coisa… então, para quem nunca comeu, tem que baixar as expectativas. Eu estou super adaptada a essa alternativa, e para mim ele substituiu pães com farinha perfeitamente! Meu marido e as crianças também comem e gostam muito.

Peguei essa receita no Instagram da Alessandra Arruda (@leminina). Quem gosta dessa linha vale a pena acompanhar esse perfil, onde a Ale sempre compartilha receitas e dicas de dieta low carb. O encanto desse pãozinho é que pelo fato de ser feito com fermento biológico, ele exala aquele cheirinho de pão maravilhoso e forma aquela casquinha por fora!

Ingredientes (para 5 pãezinhos moldados com um pegador de sorvete)

1/2 colher de sopa de fermento biológico seco para pão

1/4 xícara de chá de água morna – A água não pode estar quente! Senão mata o fermento

1/2 colher de sopa de açucar demerara, mascavo ou mel – para alimentar o fermento

3/4 xícara de chá de farinha fonte de gordura – amêndoas, castanhas, coco, linhaça. Se você substituir por farinha de aveia, por exemplo, pode dar certo, mas não será mais um pão low carb. Usei 1/2 xícara de farinha de amêndoas e 1/4 de farinha de linhaça

3 colheres de sopa de psyllium – “O psyllium é uma fibra solúvel natural derivada da casca da semente da erva Plantago Ovata, de origem asiática, que pertence ao grupo das gomas e mucilagens. Sua fibra é higroscópica, ou seja, absorve água e quando é misturada aos líquidos pode aumentar em até 20 vezes o seu tamanho, formando uma espécie de “pasta” que limpa as paredes intestinais, transporta toxinas e resíduos e tem um excelente efeito laxante, mas sem causar diarreia ou dores abdominais” – Fonte: Mundo Boa Forma.

1/2 colher de chá de sal

1 ovo grande batido

Modo de Preparo

Pré aqueça o forno a 180 – 200 graus.

Misture bem o fermento com a água e o açúcar. Reserve. Essa mistura vai fermentar e ganhar consistência, virando uma pastinha mais espessa.

À parte misture os outros ingredientes, primeiro os secos e depois acrescente o ovo.

Adicione a mistura do fermento e mexa com uma espátula. Fica uma massa bem pegajosa, mas possível de modelar.

Você pode moldar um único pão, se fizer mais de uma receita pode assar em fôrma de bolo inglês, ou fazer bolinhas, que foi o que fiz.

Usei um pegador de sorvete para medir a quantidade para cada pãozinho e modelei as bolinhas com as mãos.

Polvilhei gergelim branco e preto por cima. Você pode colocar sementes diversas (girassol, abóbora, linhaça…), parmesão ralado ou somente pincelar com gema de ovo antes de assar.

Considerações Adicionais

Eu usei uma mistura de farinha de amêndoas com farinha de linhaça, porém, eu acho a farinha de linhaça um pouco pesada e com sabor muito marcante. Usei ela porque tinha em casa, mas com farinhas de oleaginosas somente acho que o sabor fica mais suave.

Imaginei diversas possibilidades de ingredientes para incorporar na massa ou rechear os pãezinhos, os tornando uma ótima opção para levar na bolsa para um lanchinho ou ainda para a lancheira escolar! A Nina adorou os pãezinhos com manteiga, e tenho certeza que recheados com sabores que ela gosta vai ser um sucesso no lanche. Imagine em bolinhas menores, para receber visitas em casa. Aqui certamente farei no natal.

Para incorporar na massa: ervas, castanhas picadas, pistache, frutas secas picadas (com as frutas não é mais low carb).

Para rechear a massa: frango, linguiça, carne, queijo, pasta de amendoim, recheios doces (deixa de ser low carb) como banana, chocolate 70%. Como é possível moldar, dá para pegar uma bolinha, abrir como uma pizza, rechear e depois moldar a bolinha para já assar com o recheio.

Depois de pronto, se não consumir tudo em uma refeição – não foi meu caso, pois inclusive as crianças comeram e foi tudo no café da manhã – guarde em pote bem vedado ou saquinho plástico na geladeira. O pãozinho não tem conservantes, então estraga rápido.

Você também pode congelar, eu sempre congelo pães low carb aqui. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente, descongele no microondas (vai perder textura da casquinha), ou no forninho elétrico. Caso faça no formato de bolo inglês, congele em fatias e descongele na torradeira de pão ou frigideira.

Espero que tenham gostado!

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.