Lancheira Saudável – Cardápio para Lancheira Escolar 1

Diariamente vivo a tarefa de montar a lancheira escolar das crianças. Tenho o cardápio da escola que utilizo como direcionamento, mas faço sempre um cardápio próprio, com opções que acho mais equilibradas e nutritivas, respeitando as preferências da Nina e do Luli. Então, a partir de hoje, sempre que possível, irei compartilhar o cardápio para montar uma lancheira saudável diariamente e ajudar com inspirações.

Esse é o cardápio para o mês de Novembro:

Não tenho o cardápio do mês completo, pois iremos viajar, e estou compartilhando exatamente o que uso aqui em casa.

Organizar e planejar os lanches me ajuda muito a ter mais agilidade, porém, não é algo engessado, quando eu tenho algo que eles gostam em casa e não está listado, eu faço substituições. Deixo a fruta e o suco em aberto porque avalio o que tenho em casa no dia para combinar com as outras opções.

O leite eu mandei algumas vezes, parei de mandar e a Nina pediu para eu voltar a enviar. Coloco na garrafinha térmica o mesmo leite que eles tomam quando acordam e antes de dormir.

O iogurte vai adoçado com mel, para eles comerem com granola ou fruta, ou batido com frutas, na garrafinha para beber.

Dependendo da fruta que mando, coloco um suquinho também, que eles gostam, mas nesses casos me preocupo com a combinação, para não deixar o nível de açúcar da lancheira muito alto. Se vou enviar os dois, combino duas frutas do grupo 1, ou uma fruta de cada grupo. Duas frutas do grupo 2 vão gerar um excesso de açúcar (mesmo que seja o da fruta) desnecessário.

Grupo 1 – exemplos de frutas com índice glicêmico mais baixo

Maçã / Pera / Goiaba / Kiwi / Melão / Morango / Abacaxi / Pêssego

Grupo 2 – exemplos de frutas com índice glicêmico mais alto

Manga / Melancia / Laranja / Uva / Mamão / Banana

Espero que possa ter ajudado vocês :-) Sempre que fizer um novo cardápio venho compartilhar.

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.