Filme Snoopy & Charlie Brown ilustra lições sobre bullying

As escolas podem e devem ajudar as crianças no combate e prevenção do bullying e para isso, contam com diversas ferramentas. Entre elas, e que tem contribuído muito, está o filme Snoopy & Charlie Brown.

Ele ilustra lições sobre o bullying, contribuindo com os professores para combater tal prática no ambiente escolar. Mas como esse filme pode contribuir? Veja aqui algumas lições a se aproveitar!

O que se pode aprender com o filme Snoopy & Charlie Brown

O filme Snoopy & Charlie Brown é um grande aliado para que os professores possam demonstrar lições sobre o bullying, de forma a conscientizar os alunos e combater tal prática no ambiente escolar. De acordo com a Lei 13.185, situações preconceituosas e pejorativas que são praticadas conscientemente e premeditadamente, atos de humilhação, intimidação e discriminação, bem como violência física e psicológica, é bullying.

Conforme essa Lei, as escolas devem desenvolver ações para combater essa ação entre seus alunos e uma forma de conscientizar, especialmente as crianças, é por meio desse filme. Veja no que ele pode ajudar:

  1. Personalidade

Através da personalidade de cada personagem do filme, os professores podem ilustrar aos alunos que cada pessoa possui característica própria. Veja alguns personagens e suas características:

  • Charlie Brown: um menino tímido e um tanto atrapalhado, o que faz com que ganhe fama de perdedor. Como todos sabem, ele tem um cachorro, Snoopy, que é o seu melhor amigo e grande companheiro em tudo.
  • Lucy: uma garotinha de forte personalidade e opinião. Ela é irmã de Linus.
  • Linus: um menino generoso e capaz de ajudar a todos com suas palavras de apoio.
  • Sally: irmã de Charlie Brown e adora questionar tudo e todos, tendo como característica marcante, o fato de mudar de opinião rapidamente.
  • Chiqueirinho: ganhou o apelido por não gostar de tomar banho.
  • Schroeder: está sempre em seu piano e é um apaixonado por música clássica.
  • Marcie, uma menina super inteligente e melhor amiga de Patty Pimentinha.
  • Patty Pimentinha: adora esportes e não gosta de estudar.

Esses são alguns dos personagens que os professores podem aproveitar para explicar como as pessoas são diferentes, possuem suas próprias características e assim, contribuir com lições sobre o bullying.

  1. Gestos positivos

São muitos os gestos que podem ser evidenciados no filme, como o show de talentos em que Charlie Brown deixa de se apresentar para evitar o fracasso de sua irmã. Embora o garoto tenha ensaiado muito para esse momento, preferiu fazer o bem.

Outro acontecimento no filme retrata a importância de se manter a dignidade e isso é retratado na cena em que o protagonista abre mão de um grande prêmio que iria receber injustamente, aceitando o risco de ser difamado pelos colegas e até de sofrer bullying.

  1. Persistência

O filme mostra que cada um possui facilidades para determinadas coisas e dificuldades para outras. Charlie Brown, por exemplo, não é bom em esportes, enquanto Patty não consegue se concentrar nas aulas. Mas nada disso os impede de se respeitar e se aceitar como amigos. Tanto que, mesmo com os conflitos que ocorrem com a turma, eles sempre retornam à casa de Charlie Brown para brincar.

  1. Amizade

Após apresentar todos os personagens e suas características próprias, os professores podem enfatizar que nada os impede de serem amigos. O grupo de amigos está sempre disposto a ouvir uns aos outros, aconselhar e possui empatia sobre os dilemas de cada um.

O filme possui várias situações que pontuam atitudes que devem ser corrigidas, através de exemplos corretos. Entre eles, os amigos conseguem ver que Charlie Brown possui qualidades e não é um perdedor, logo, comemoram sua conquista.

  1. Segurança

A criança não pode carregar o medo de fracassar e com isso, nunca tentar conquistar seu objetivo. O protagonista mostra que, embora seja bastante inseguro, sua vontade de triunfar é maior do que seus tropeços. Ele gosta muito da menina ruiva e isso faz com que ele crie uma nova identidade para chamar a atenção da mesma.

Com isso podemos refletir sobre o quanto nos apegamos a imagem que passamos aos outros e o quanto isso toma conta de nós, já que acreditamos na importância de se preocupar em como as pessoas nos enxergam.

Além disso, o filme enfatiza que a nossa opinião sobre nós mesmos, bem como a impressão dos outros sobre nós, são apenas pontos de vista, que não possui a mesma perspectiva entre ambos. Então, o que pode ser negativo para um, também pode soar heróico para outros.

Ao final, após fixar muito entre o ser e o parecer, ele descobre que consegue conquistar seus ideais, sem precisar da aprovação alheia, ou seja, não se preocupar tanto com o que os outros falam a ponto de mudar seu jeito de ser.

  1. Lealdade

Ninguém melhor para retratar a lealdade do que o próprio Snoopy. Os professores podem mostrar como os humanos podem aprender com os cães: nunca deixar seu melhor amigo se sentir sozinho, ajudá-lo a superar suas dificuldades e seus medos e também a não julgar ninguém pela aparência, mas sim, respeitar cada um do jeito que é.

Por que escolher o filme Snoopy & Charlie Brown?

O filme retrata valores enaltecidos, como: lealdade, amizade, honestidade, compaixão, bondade, auto-desafio e força de vontade, contribuindo assim, com elementos necessários para se trabalhar o bullying entre os alunos.

Sem contar que as crianças adoram os personagens como o Snoopy e o Charlie Brown, e mesmo aquelas que não o conhecem, vão gostar muito. Isso faz com que seja ainda mais fácil para os professores trabalhar com o mesmo em sala de aula.

E não é de hoje que as crianças simpatizam com os personagens, já que o desenho Snoopy e sua turma tem mais de 60 anos. Além do desenho animado e filme, os personagens estão presentes em diferentes tipos de brinquedos, decoração de festa, jogos, berloques de cachorro, pelúcias, estampados em roupas, entre outros.

O filme Snoopy & Charlie Brown é adequado para todas as idades, já que possui classificação livre.

Fontes: Brasil.gov e Portal Mec.

 

* Este conteúdo é patrocinado por um redator parceiro. Qualquer conteúdo patrocinado nesta página é avaliado criteriosamente antes de ser publicado, e o texto foi aprovado por estar de acordo com o conteúdo editorial da página.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.