Dicas para Preparar Saladas Gostosas

É falar de salada e muita gente torce o nariz né? Não é o meu caso, que AMO salada e faço dela diversas das minhas refeições, especialmente no almoço, quando estou sozinha em casa, já que considero uma boa salada uma alternativa prática, rápida, super nutritiva quando feita com critério na escolha de ingredientes, e sim, muito gostosa!

Claro que ficar na alface com tomate todo dia não é das opções mais atrativas. Não que não seja gostoso, eu também adoro, mas quando quero que a salada seja meu prato principal e não o acompanhamento, uma opção mais elaborada e completa se faz necessária.

Selecionei algumas imagens inspiradoras de saladas lindas e apetitosas, e com base nelas vou listar algumas dicas para vocês.

Varie as folhas

Existe uma variedade absurda de folhas além da tradicional alface, e variar essas opções no dia a dia, e quando possível no mesmo prato de salada, vai te levar a outras texturas e sabores. Use tipos de alface variados – lisa, crespa, mimosa, americana, baby, frisada – folhas verde escuro, que vão ter bastante fibra e te deixar saciado(a) por mais tempo – rúcula, agrião, almeirão, espinafre, couve manteiga, couve kale – acelga, repolho, endívia, brotos de feijão ou alfafa, folhas de beterraba.

Experimente folhas pré cozidas

Se você não aceita bem as folhas cruas, mas aceita folhas refogadas, tente refogar as folhas e consumir frias ou mornas. Eu gosto de incluir algumas folhas só com aquele sustinho na frigideira, que dá uma murchada mas não chega a reduzir muito a quantidade, entre as folhas cruas as minhas preferidas para fazer assim são a couve kale, o espinafre, a mostarda, e a acelga. 

Use legumes assados, cozidos ou grelhados

Você não precisa necessariamente preparar um legume para adicionar à salada. Mas sabe aquelas sobrinhas que ficam de refeições anteriores? Acrescente em meio às folhas! Fica delicioso!

Inclua proteínas e boas fontes de gordura para dar saciedade

Muita gente tem preconceito com a salada por dizer que ela não dá saciedade. Mas se você combinar uma boa porção de proteína (frango, peixe, carne, ovos) com boas fontes de gordura (castanhas, queijo amarelo, avocado), e ainda combinar com folhas verde escuras, com certeza sua salada será uma refeição leve, nutritiva e que trará mais saciedade que um prato de macarrão.

Inclua frutas

Se o sabor agridoce te agrada, invista em colocar frutas na salada. Eu ADORO! Poucas frutas não combinam em uma boa salada. As minhas opções preferidas são – figo, carambola, maçã, manga, laranja, morango, abacaxi.

Varie o tempero

Saia da caixinha e varie o tempero da sua salada. Não precisa sempre usar o azeite, sal e vinagre / limão. Experimente molhos com mostarda e mel, balsâmico, coalhada, iogurte com hortelã, tahine, só evite os molhos industrializados, que possuem muitos corantes e conservantes químicos.

Digam se essas imagens não são inspiradoras! Eu já tive várias ideias para fazer novas saladas por aqui!!!!

Em breve farei posts com receitas de saladas e molhos para vocês! Fiquem ligados.
Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.