Como despertar o interesse das crianças pela língua estrangeira

A importância de um novo idioma na vida das pessoas vai além das oportunidades profissionais. Saber se comunicar em diferentes línguas amplia o conhecimento das pessoas, facilitando a vida em diferentes aspectos.

Viajar para o exterior, assistir filmes legendados, conversar com um turista estrangeiro, enfim, são muitas as possibilidades. E quanto mais cedo esse aprendizado ocorrer, maiores serão os benefícios.

Sem contar que a infância é considerada, por especialistas, a melhor fase para se aprender um idioma. Mas como instigar a curiosidade do meu filho para aprender uma língua estrangeira? Veja algumas dicas que funcionam!

Dicas para despertar o interesse das crianças a aprender um novo idioma

Crianças têm mais facilidade em aprender um idioma, se comparado a pessoas adultas. Porém, não se pode forçá-las a estudar uma língua estrangeira por diferentes motivos.

Entre eles, obrigá-las pode causar “trauma”, ou seja, fazer com que não tenham vontade de aprender uma nova língua. Veja aqui algumas práticas que você pode adotar para despertar esse interesse no seu filho, de forma natural e divertida.

  1. Invista em recursos visuais

Você pode usar desenhos, gráficos, livros ilustrados com escrita em língua estrangeira e objetos para despertar o interesse em seu filho. Outras ferramentas úteis são os jogos e competições. Lembre-se de que quanto mais criativo for, mais a atenção do seu filho você conseguirá ter.

  1. Viaje para o exterior

Conhecer um país é uma forma de incentivar o seu pequeno a querer aprender determinado idioma. Se for espanhol, que tal conhecer a Argentina ou o Uruguai? Se o seu filho está aprendendo a falar inglês, considere visitar países como os Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia ou outros. Além de treinar o que ele já aprendeu, com certeza ele ficará mais animado em aprimorar seus conhecimentos. Não se esqueça de permitir que ele se comunique, sem expor o seu pequeno.

  1. Ouçam músicas

Cante com o seu filho em outro idioma. Isso o ajudará a se familiarizar com o som das palavras e, de forma natural, vai melhorar sua habilidade da pronúncia.

  1. Desafie seu pequeno, brincando

Desafie o seu filho a desvendar o que significa cada palavra que você pronuncia. Se a família toda participar, você poderá tornar o desafio em uma competição. Essa é uma prática que engaja com o aprendizado do pequeno.

  1. Pratique com o seu filho

Aproveite as horas de lazer para praticar determinado idioma. Se o aprendizado ocorrer em momentos divertidos, as crianças conseguem aprender mais rápido. Separe brincadeiras, desenhos animados e histórias. São muitas as opções.

  1. Mostre-se interessado

Se o pequeno já faz algum curso, tenha o hábito de perguntar o que ele aprendeu nas aulas. É importante mostrar que você se preocupa com os avanços que seu pequeno teve. Aproveite para ajudá-lo a aprimorar seus conhecimentos.

Coloque essas dicas em prática e ajude o seu pequeno a ter interesse em aprender um idioma. Lembre-se de jamais forçá-lo a estudar e praticar o que aprendeu, mas diferente disso, incentive-o de forma divertida a aprender cada vez mais.

Fontes: Babbel – Aprender idiomas como uma criança,  BBC- Linguagem na infância

* Este conteúdo é patrocinado por um redator parceiro. Qualquer conteúdo patrocinado nesta página é avaliado criteriosamente antes de ser publicado, e o texto foi aprovado por estar de acordo com o conteúdo editorial da página.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.