Cosméticos Naturais

Há alguns meses eu participei de um evento muito bacana da Weleda e pude conhecer e aprender bastante sobre produtos naturais e todos os benefícios que seu uso trás para nosso corpo, pele, além da consciência de um mundo mais sustentável.

Vou listar para vocês os produtos que venho usando e gostando muito, e em seguida reproduzir um texto que recebi da empresa, explicando o que são esses cosméticos naturais.

Eu AMO a fragrância dos produtos, sabe aquele cheirinho de banho, de limpeza? Não gosto de cheiros fortes, gosto de cheiros suaves e dou preferência aos cítricos. E o perfume dos produtos da Weleda têm exatamente essas características.

Óleos Corporais

Estou revezando entre o de Lavanda e o Rosa Mosqueta . Adoro usar o de Lavanda quando meu dia é mais agitado porque sinto que ele dá uma relaxada, e o de Rosa Mosqueta tem um perfume delicioso! Ambos deixam a pela super hidratada e sem oleosidade. Sabe quando você usa óleos corporais e o chão do banheiro fica até escorregadio? Com esses óleos não fica! É realmente hidratante, e isso se dá pelo fato dos componentes contidos na fórmula.

Desodorante Citrus

Não uso todos os dias para demorar bastante para acabar… rs. Conheci o desodorante no evento que participei e me apaixonei de cara. Na semana seguinte fui até uma loja aqui perto de casa e comprei o meu. Ele é muito refrescante!!!!

 

Creme Nutritivo para Corpo e rosto

Tenho usado nas mãos, pois especialmente os meus dedos ficam muito ressecados. O perfume é delicioso e ele é altamente hidratante!!! É uma textura mais grossa, mas que espalha com muita facilidade e é absorvido pela pele bem rápido. Estou amando!!!!

Óleo Hidratante de Calêndula

Este tenho usado com as crianças e amo! Além do fato dele ser super hidratante e estar deixando a pele deles macia e sem as dermatites que normalmente eles ficam nesse tempo mais frio, eu passo no banho com o corpo ainda úmido. Pra mim isso é fantástico, porque quando passo o hidratante nessa época de inverno faço correndo para não deixar eles passarem frio. A pele não fica oleosa e o cheirinho é super suave.

E agora, falando sobre distinguir cosméticos verdadeiramente naturais dos convencionais, se por um lado as pessoas estão mais conscientes sobre sua própria saúde e a saúde do planeta, por outro ainda há um longo caminho a percorrer para que todos possam tomar melhores decisões sobre os produtos que consomem.

“Todos os cosméticos são compostos por cinco classes (tipos) de ingredientes: base, fragrância, aditivo, conservante e princípio-ativo. Cada um desses itens tem uma função específica na formulação do produto”, explica a dermatologista Patrícia Silveira, especializada em cosméticos naturais.

Desta forma, um produto é considerado “natural” quando todas as classes de ingredientes são formadas por itens advindos da natureza (vegetal, mineral ou animal), sem que tenham perdido suas propriedades originais no processo de fabricação. Os orgânicos possuem ingredientes naturais advindos de culturas orgânicas e biodinâmicas. Por isso, todo cosmético orgânico possui ingredientes naturais em sua composição, mas nem todo cosmético natural possui ingredientes orgânicos.

“Podemos usar como exemplo o morango. Todo morango é natural, mas nem sempre é orgânico. A mesma analogia se aplica aos ingredientes naturais utilizados nos cosméticos”, explica a dermatologista.

De acordo com a Dra. Patrícia, nas formulações com ingredientes naturais e orgânicos, todos os conservantes, corantes e fragrâncias são de origem natural. Por exemplo, os óleos essenciais, muito utilizados nestes produtos, são conhecidos pela sua capacidade aromatizante, mas também atuam na conservação do produto e, muitas vezes, como princípio-ativo, devido às propriedades antioxidantes que possuem.

Os cosméticos pseudonaturais, por sua vez, embora frequentemente estejam posicionados como naturais, têm apenas algumas das classes de produtos – normalmente o princípio-ativo – com itens naturais. “As demais são formadas por elementos sintéticos, geralmente derivados do petróleo”, explica a especialista.

Por fim, produtos convencionais são integralmente formulados com ingredientes artificiais. Nestes, o uso de parabenos e outros conservantes, como glicóis, BHT (hidroxitolueno butilado) e EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético), são frequentes.

Saber diferenciar os cosméticos é importante por várias razões. A primeira, e mais óbvia, é que produtos naturais e orgânicos são biodegradáveis e seu uso gera menor – ou nenhum – impacto ao meio ambiente. Outro motivo é que a pele, maior órgão do corpo, sente a diferença e sofre com as consequências da escolha do que é aplicado nela.

“Os cosméticos naturais possuem uma formulação mais suave, com ativos anti-inflamatórios, calmantes, e ricos em antioxidantes naturais presentes em inúmeros extratos e óleos vegetais. Além disso, abusa da biodisponibilidade (que diz respeito ao percentual de aproveitamento, pelo organismo, de uma substância), com ingredientes que atuam de maneira mais sinérgica, promovendo benefícios reais. Considerando que de 60% a 70% do que passamos na pele é absorvido e cai na corrente sanguínea, é fundamental sabermos o que aplicamos nela.”, destaca a dermatologista.

De acordo com a médica, ativos derivados do petróleo não apresentam boa penetração na pele e não têm gordura rica em substâncias antioxidantes e regeneradoras. “Em compensação, os óleos vegetais são ricos em vitamina E têm uma ótima penetração. Por isso, promovem uma hidratação mais eficaz, levando os benefícios antioxidantes dos ácidos graxos às camadas mais profundas da pele, deixando-a mais saudável, com maior elasticidade e resistência”.

Eu realmente tenho sentido os benefícios do uso dos produtos da Weleda , que são 100% naturais e sustentáveis.

Espero que tenham gostado das informações! No site da marca vocês podem encontrar uma loja mais próxima ou fazer a compra dos produtos diretamente na loja virtual.

 

Beijos – Mari

 

* Este não é um post patrocinado (publipost). Trata de informações que considerei relevantes e válidas de serem compartilhadas, em função da experiência positiva que venho tendo com a marca e os produtos. Posts patrocinados serão devidamente identificados.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.