Dicas para Beber mais Água

Já contei para vocês que um dos hábitos necessários para quem quer emagrecer e viver com saúde é a hidratação. Mas muita gente diz ter dificuldade com isso e hoje vou dar algumas dicas para beber mais água.

Eu nunca fui muito da água, as crianças não são. A verdade é que aqui em casa não desenvolvemos esse hábito. Mas eu consegui mudar esse cenário, pelo menos relacionadao a mim (as crianças ainda são um desafio), e hoje em dia bebo tranquilamente de 2 a 3 litros de água diaiamente.

Eu nunca tive a questão de não gostar de beber água. O meu ponto era não ter o hábito mesmo, e isso foi mudado bem facilmente. Eu passei a andar com uma garrafa de 1 litro a tira colo, como se fosse meu terceiro braço. Grave bem essa frase: TENHA SUA GARRAFA DE ÁGUA COMO SEU TERCEIRO BRAÇO.

Essa frase mudou tudo pra mim, pode parecer bobo, mas mudou. Tendo sempre minha garrafa do lado, em casa ou na rua, pois ela sempre está do lado comigo mesmo!, eu vi que em diversos momentos do dia eu não bebia água porque não estava com a água ali, ao meu alcance. Sabe quando você está focada em uma atividade, sente sede e tem que levantar para buscar um copo d’água?

Então, eu não fazia isso, e daí a sede passava e eu ficava sem beber água.

Vem então outra dica que é a de PROVIDENCIAR UMA GARRAFA COM UM VOLUME ALTO DE CAPACIDADE, pelo menos 1 litro. Quando você começa a desenvolver o hábito de beber água, você bebe meio litro muito rápido, e aí tem que ficar repondo a garrafa muitas vezes durante o dia, o que acaba atrapalhando.

E o legal disso tudo é que quando você bebe mais água, consegue entender melhor o que é a sede, e a qualquer sinal de boca seca já quer se hidratar.

Hoje em dia existem alguns aplicativos para celular que te lembram de beber água, mas de início, se for necessário para você criar o hábito, você pode usar o alarme do celular mesmo.

Na internet você encontra algumas imagens com a dica de marcar uma garrafa com intervalos de horário, para ir monitorando se está bebendo o suficiente.

Imagem da fanpage do Dr. Barakat

E para saberem uma média de qual o volume aproximado ideal para você, faça o cálculo de 35 ml por kg de peso.

Por aqui ter a garrafa do lado já resolveu meu problema. Então não usei desses artifícios, porém, fica a ideia para quem achar necessário.

Agora, para quem não gosta de beber água, que tem o hábito de bebidas açucaradas, sucos, etc, uma dica é preparar ÁGUAS AROMATIZADAS ou CHÁS. Porém, é importante que essas bebidas não sejam adoçadas com açúcar. O ideal é não adoçar, mas se sentir necessidade, use um adoçante natural e vá reduzindo a quantidade até tirar 100%. E isso não deveria substituir a água, mas ser um complemento se não conseguir ingerir um volume bacana.

No meu processo de emagrecimento, aumentar a ingestão de água foi a minha primeira meta estabelecida, e em poucos dias eu senti os benefícios evidentes em meu corpo – barriga mais murcha, pele mais lisa, intestino funcionando melhor, menos vontade de beliscar entre as refeições, já que a fome é bastante confundida com a sede.

Ah, e sobre o xixi, que muita gente me pergunta quando falo a respeito: ah, mas não fica fazendo xixi o dia inteiro?

Nos primeiros dias realmente precisava ir ao banheiro muitas vezes, hoje em dia essa necessidade já diminuiu bem e não é algo que me incomoda.

É isso. E aí, quem vai colocar essa meta para um novo e mais saudável estilo de vida?

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.