As 5 Melhores Receitas Fitness

Há alguns meses que as receitas fitness têm feito parte do meu dia a dia. Quem me acompanha no Instagram sabe que passei por mudanças de hábitos, incluindo especialmente mudanças de hábitos alimentares, que me renderam mais 8 de kilos perdidos e um corpo totalmente mudado! Esse corpo da foto abaixo é o meu corpo, com a evolução de aproximadamente 6 meses, atingida com alimentação equilibrada associada à prática de exercícios.

Eu vou fazer uma série de posts sobre esse processo, porque é um assunto que as pessoas me perguntam e se interessam muito, mas hoje, o que quero é compartilhar as 5 receitas fitness que mais gosto e mais faço aqui em casa.

Como tirei a farinha de trigo branca e o açúcar refinado da minha rotina alimentar (deixo para comer em ocasiões especiais, não aboli da minha vida…rs), normalmente no café da manhã, que é a minha refeição preferida, que tenho mais dificuldade para me manter na linha, pois gosto dessa primeira refeição do dia com fartura e com o tradicional pãozinho, café com leite, uma frutinha, algo para adoçar a boca… quem não gosta né? rs

Então, essas são receitas que considero bem fáceis de fazer, gostosas e que podem ser ótimas substitutas para as opções comumente consumidas no café da manhã dos brasileiros.

1. Pão Low Carb

Eu adoro esse “pão”, e coloco entre aspas porque ele NUNCA será um pão francês, um pão com glúten, com farinha de trigo. É tudo diferente, a textura, o sabor, o formato, mas eu acho que ele substitui muito bem o pãozinho de todo dia e eu costumo comer com muito gosto! Adoro molhar no ovo com gela mole, passar requeijão ou geleia, fazer queijo quente, ou ainda, quando quero um café da manhã mais livre, rechear com banana, canela e queijo e colocar na sanduicheira. Fica delicioso!

Ingredientes

1 ovo batido

2 colheres de sopa de farinha (a minha preferida é a de amêndoas, mas você pode usar aveia também)

1 colher de sobremesa de vinagre (opcional) – vai ajudar o fermento agir e deixar o pão mais fofinho

1 colher de café de fermento (opcional) – vai deixar o pão mais altinho

sal

temperos diversos (opcional)

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes em um recipiente e faça como uma omelete na frigideira untada (eu uso ghee para untar).

DICAS: para essa quantidade use uma frigideira pequena, daquelas de fazer ovo frito, senão o pão fica muito esparramado e vai ficar muito fininho. Deixe o fogo bem baixinho, a frigideira tampada e só vire o lado quando conseguir pegar com a espátula sem dificuldade. Você pode incrementar a massa com queijo, tomate, frango ou acompanhamentos de sua preferência.

2. Panqueca de Banana

AMO essa panqueca e comeria facilmente quase todos os dias da semana! Só não como porque a combinação dela com outras opções acaba ficando um pouco restrita.

Ingredientes

1 banana amassada

1 ovo batido

2 colheres de sopa de aveia em flocos finos ou farinha de aveia

1 scooby de whey protein sem sabor (opcional, para aumentar a quantidade de proteína)

canela em pó, essência de baunilha, noz moscada ralada (opcionais)

adoçante natural (opcional… eu não coloco)

1 colher de café de fermento

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes em um recipiente e faça como uma omelete na frigideira untada (eu uso óleo de coco para untar).

DICAS: as mesmas dicas do pão low carb. Você pode picar banana em rodelas e colocar antes de virar o lado da panqueca. Quando virar a banana vai tostar e ficar derretida, docinha e deliciosa!

3. Cappuccino Caseiro

Fiz essa receita recentemente e ficou DELICIOSO! Tenho misturado em leite vegetal e tomado como opção de bebida no café da manhã. Pode ser misturado em qualquer leite (no leite fica mais cremoso), ou ainda em água quente. O bom dessa receita é que não rende aquele monte de cappuccino, como a maioria que encontramos por aí. E você pode substituir os ingredientes e fazer a versão mais tradicional também.

Ingredientes

1 xícara de chá de leite em pó desnatado

3 colheres de sopa de café solúvel

1 colher de sopa de cacau em pó

3 colheres de sopa de adoçante natural (uso xilitol)

1 colher de café de canela

1 colher de café de bicarbonato

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes. Se quiser um pó bem fininho, bata tudo no processador. Armazene em pote bem vedado e em local seco e longe da luz. Use duas colheres de sopa para 100 – 150 ml de líquido quente.

4. Pão de Leite

Essa receitinha foi um achado! Esse é um pãozinho proteico que posso comer todos os dias se quiser! Ele fica bem gostoso, mas tem que ser consumido logo que é feito, porque se passa muito tempo começa ficar bem borrachudo. A receita peguei no Instagram @viversemtrigo .

Ingredientes

1 ovo batido

4 colheres de sopa de leite em pó (usei molico desnatado, mas com o leite de pó comum fica mais gostoso)

uma pitada de sal

1/2 colher de chá de fermento

Modo de fazer

Mistura tudo e assa no forno pré aquecido a 180 graus. Eu uso dois ramecãs pequenos e fica 20 min no forno. Também pode ser feito na frigideira, como o pão low carb, mas ele cozinha muito rápido e pode queimar! Tem que ficar atento. Eu prefiro o resultado do forno.

5. Arroz de Couve Flor

Essa não é uma receita de café da manhã, mas eu faço sempre por aqui porque gosto de verdade e pra mim ela substitui facilmente o arroz branco, que tenho consumido muito esporadicamente. Realmente não sinto falta e necessidade de arroz. Já fiz inclusive risoto com o arroz de couve flor e ficou ótimo!

Essa receita vou descrever, porque não tem quantidades exatas. É mais pegar o modo de preparar mesmo.

Refogue cebola e alho picados em caldo caseiro (frango, carne ou legumes… use como se fosse o azeite. O caldo vai secar enquanto a cebola e o alho refogam), ou em um pouco de gordura de sua preferência. Eu gosto de fazer com manteiga ghee.

Acrescente nesse refogado a couve flor lavada e cortada em pedaços pequenos (não precisam ser pedaços minúsculos, só pequenos mesmo). Não precisa descartar os talos, manda tudo pra dentro da panela! Tempera com sal e noz moscada ralada na hora. A noz moscada faz TODA A DIFERENÇA NO SABOR! Tampa a panela e deixe cozinhar no fogo baixinho. Não precisa colocar água. Depois de uns 5 min comece a checar como está. A couve flor precisa estar al dente. Se estiver al dente e tiver juntado muita água, aumente o fogo e deixe a água evaporar o máximo que der, com a panela sem tampa, sem ela cozinhar muito. Se ainda assim ficar água, descarta na hora de processar. A couve flor TEM QUE FICAR AL DENTE, senão vira purê . Desligue o fogo e bata no processador usando o botão pulsar , dando toques rápidos . Se deixar batendo sem parar vai virar uma massaroca.

Espero que tenham gostado das receitinhas, e se tiverem alguma para compartilhar comigo, deixe nos comentários.

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.