Como Fazer um Quadro de Rotina para as Crianças

Depois de mais de 1 ano fora do mercado de trabalho, e após várias tentativas de ajustar a minha rotina, os meus horários, de equilibrar a minha vida entre as minhas diversas responsabilidades, acredito que posso dizer que estou vivendo a melhor fase desde então. Estou cuidando de mim, estou trabalhando, estou tendo tempo de qualidade com pessoas que amo e que são importantes em minha vida. Há muito a melhorar ainda, mas tenho me sentindo satisfeita com o que já consegui, e entre as tentativas de levar as atividades do dia a dia com menos sobrecarga, incluindo o marido e as crianças como partes fundamentais das obrigações que temos com a casa e nossos compromissos diários, fiz um Quadro de Rotina para as Crianças.

Não é um quadro só para as crianças, mas um quadro que as coloca ativas no que precisamos ter prioridade em nossas manhãs e nossas noites, período em que eles estão em casa, para que nosso dia flua com mais tranquilidade. É também uma forma de eu e meu marido, como pais, não perdermos o foco em atividades que, naquele momento, não devem ser prioridade, porque sabemos como hoje em dia nos distraímos fácil com celulares, redes sociais, a notícia da TV, o compromisso que nos lembramos que precisamos cumprir.

Eu acredito que crianças são muito visuais, e por aqui é muito claro o efeito positivo que quadros e imagens têm quando quero conscientizar a Nina e o Luli de algo.

Para cada dia da semana coloquei a sequência de atividades ideal para nosso dia seguir, sempre me preocupando em estipular momentos prazerosos a eles, mas com responsabilidades anteriores a isso, para assimilarem que temos nossas obrigações, e que trabalhando em equipe o momento de lazer é possível. É assim que tenho tratado a nossa rotina em casa, como um trabalho em equipe!

Para fazer o quadro eu montei uma tabela no power point, selecionei as imagens no google uma a uma, e ordenei conforme a rotina da minha casa.

Para ajudar vocês, disponibilizei neste link o arquivo editável e abaixo fiz um passo a passo de como substituir as imagens. Depois é só imprimir e colocar em um lugar visível e de fácil acesso para as crianças. Por aqui, coloquei todas as imagens juntas em um papel pardo e colei na porta da cozinha.

Vamos então ao passo a passo.

Abra o arquivo editável e liste em cada dia da semana as atividades da rotina que quer incluir.

Para mudar as imagens, faça uma busca no Google pelo desenho que quer sempre adicionada da palavra desenho, para encontrar imagens lúdicas. Por exemplo: café da manhã DESENHO, tomar banho DESENHO, ir para a escola DESENHO…

Clique no filtro de imagens e localize a que você mais gosta.

Clique na imagem e quando ela abrir, clique em cima da mesma com o botão direito do mouse e selecione “Copiar Imagem”.

Abra o “Paint” do seu computador e cole essa imagem utilizando a tecla de atalho CTRL + V. Clique com o botão direito e selecione copiar. Se você copiar a imagem direto no arquivo editável, vai desconfigurar tudo. Faça essa etapa primeiro ok?

No arquivo editável, selecione as imagens que quer substituir, delete, e use as teclas CTRL + V para copiar a imagem nova.

Reduza com o mouse para o tamanho que deseja e arraste até o local desejado do quadro e faça os ajustes necessários no texto.

E então, gostaram? Estou curiosa para ver a reação das crianças quando chegarem em casa!!!! Espero que ajude vocês também.

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.