Dicas de Livros Infantis: Os livros que o Luli mais gosta

Uma leitora querida me pediu no Instagram para eu falar sobre os livros que as crianças aqui em casa gostam. Achei o tema legal e vim compartilhar com vocês. Acredito que a rotina de as crianças sempre estarem envolvidas com livros na escola, e especialmente meu marido gostar muito de ler, são fatores que ajudam bastante no despertar do interesse. Vou dividir o tema em dois posts, porque os interesses da Nina e do Luli quanto à leitura são bem diferentes. Então, hoje começo com dicas de livros infantis que o Luli mais gosta. Ele está com quase 2 anos e 5 meses.

As imagens do post são todas do Google Imagens.

Ai, Machuquei – Thiago Lopes, Editora Brinque Book

O livro vem com um curativo que cola e descola com velcro por todas as páginas, onde os diversos personagens (crianças), brincando, explorando, matando a curiosidade sobre novidades, acabam machucando diversas partes do corpo.

“Lá vai a Gabriela, brincando no parque: no vaivém do balanço, feriu a canela. Ai, machuquei!”, e a imagem da Gabriela balançando no balanço e depois da canela machucada ilustram a rima. A cada historinha a criança coloca o curativo com velcro na área machucada.

Acho um livrinho bem bacana para estimular a coordenação motora, no gruda e solta do velcro, além de ajudar a criança a reconhecer as partes do corpo.

Encontre Dinossauros Incríveis – Ciranda Cultural

Comprei esse livro em uma feirinha de livros no Shopping Morumbi. O Luli não entende direito o objetivo do livro, que é encontrar diversos objetos nas imagens de cada página, conforme as orientações estabelecidas, como se fosse um “Onde está Wally?”. Mas ele compreende que precisa procurar coisas, e então passa página por página apontando com o dedinho o que decide que quer procurar naquele momento. É bem bonitinho e estimula bastante a concentração.

É o Lobo? – Ciranda Cultural

A cada página a criança é convidada a experimentar, com o tato, os possíveis lugares onde o lobo pode ser escondido, até ele surgir, bem grande, em um pop-up, na última página. Infelizmente Luli já rasgou o lobo (rs), mas ele adora colocar a mãozinha nos buraquinhos que surgem página a página, especialmente porque a busca é feita por um porquinho e ele ama a história dos três porquinhos e faz a associação.

Jardim Agitado – Ciranda Cultural

Mais um livro que compramos em feirinhas de livros e que tem outros cenários na coleção. É um livrinho simples, de páginas cartonadas, onde na lateral as crianças identificam os sons dos animais que fazem parte da história. Luli acha o máximo virar cada página e procurar o animal na lateral do livro para ouvir o som.

Árvores do Brasil – Editora Peirópolis

E finalmente um livro que eu jamais compraria para as crianças, pois quando olho pra ele não consigo achar um livro lúdico e interessante. Mas tanto o Luli quanto a Nina AMAM! É um livro com poemas sobre pássaros e árvores do Brasil. A Nina já se interessa, de fato, pelos poemas e por reconhecer os nomes das árvores e dos pássaros. Já Yuri se diverte olhando as imagens e apontando os diferentes pássaros que surgem nas páginas.

Temos uma variedade bem maior de livros em casa, mas esses títulos e esse estilo são os que mais chamam a atenção do Luli, além de livros diversos que apresentem seus personagens favoritos – mickey, patrulha canina, peppa pig… e nesses casos não importa muito o formato, pois ele gosta mesmo de ver as imagens, e do jeito dele, com sua forma de se expressar, cria as histórias com imagens diversas.

Se você tiver filhos nessa idade, deixe nos comentários quais os livros que eles gostam também para enriquecermos as informações disponíveis para outras mamães.

Semana que vem eu volto com os livros preferidos da Nina.

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Juliana comentou:

    Minha filha tem 2 ano e 3 meses e adora esses tipos de livros que vc mostrou… Recentemente comprei “O que tem dentro da sua fralda?” (já que ela anda muito ligada nas necessidades fisiológicas e talvez estejamos perto do desfralde), e ela adorou!
    Também gosta muito dos livros da editora Usborne, vale a pena dar uma olhada!!

    1. Nós temos o da fralda também, luli já estragou todas as fraldinhas dos bichinhos…rs. mas estamos esperando o processo de desfralde começar para incentivar ele a pegar gosto por este