Irmão

Segundo definição da WikipediaIrmão ou irmã (do latim germanum) aquele que é filho do mesmo pai e da mesma mãe, biológica ou adotiva. Aquele que só é filho do mesmo pai ou só filho da mesma mãe é denominado de meio-irmão. Pode-se chamar de irmão também aquele que se tem laço forte de amizade, tendo o mesmo significado de amigo. Pode ser usado também para aquele que possui a mesma crença religiosa (‘confraria‘). Na maior parte das sociedades pelo nosso mundo, irmãos geralmente crescem juntos e passam um bom tempo da infância socializando uns com os outros. Esta proximidade genética e física pode ser marcada pelo desenvolvimento de fortes laços emocionais, como o amor, o ciúme, a fraternidade, e a hostilidade. Os laços emocionais entre irmãos são frequentemente complicados e influenciados por fatores como tratamento por parte dos pais, ordem de nascimento, personalidade e experiências pessoas fora da família.

Foto Karim Scharf

Eu tenho a sorte de ter uma irmã, uma irmã maravilhosa! A Nina tem sorte de ter o Luli, o Luli tem sorte de ter a Nina, e eu espero que, junto com meu marido, consigamos fazer com que o amor que cultivamos em escolher dar um de presente ao outro, esteja sempre presente na relação dos dois.

Vão existir muitos momentos em que eles não vão querer dividir o brinquedo, o biscoito, o espaço no sofá, o controle da TV, o banheiro, o quarto… mas espero que nos momentos de aflição, de angústia, de saudades, eles saibam que poderão dividir seus sentimentos um com o outro.

Eles vão achar que os pais amam mais a um do que ao outro, mas eles vão entender, quando tiverem seus filhos, que o medo da injustiça é algo que aflige os pais também, e que é um grande esforço ser sempre justo, mesmo amando quantos filhos tiverem com a mesma intensidade!

Eles vão magoar um ao outro, mas espero que eles tenham sabedoria para pedir perdão, para perdoar, para reconhecer que magoar quem amamos é uma das maiores dores que podemos sentir, mas que isso é humano, e que não nutrir mágoas torna a vida mais feliz.

Eles vão sentir ciúmes dos amigos do outro, dos relacionamentos amorosos que virão, mas espero que a felicidade de ver a alegria do outro seja maior, espero que um se sinta feliz com as conquistas do outro, que sintam orgulho e admiração pelos esforços do outro.

Eles também vão se divertir muito juntos, essas lembranças serão seus maiores tesouros, e espero que sejam a base do amor com que eles irão ensinar valores para seus filhos, seja 1, 2, 3 ou sei lá quantos.

Por mais diferentes que eles cresçam, por mais diferentes que sejam as escolhas que façam, por mais distantes que estejam fisicamente, que esses laços de amor, de afeto, de FAMÍLIA, sejam sempre mais fortes que qualquer desavença ou pedra no caminho. Que ninguém abale o que eles vêm construindo porque, como pais, estamos nos esforçando para que a base seja sólida.

Feliz Dia do Irmão!

Beijos – Mari

Deixe seu comentário