Como Calcular a Quantidade de Bebida para Festas

Há anos que eu faço festas em casa. Mesmo antes das crianças, quando éramos só eu e o Rodrigo, eu já fazia comemorações dos nossos aniversários. E se tem uma parte da organização que, pelo menos pra mim, sempre gerava dúvidas e insegurança, é a quantidade de comida e bebida. Será que vai ser suficiente, será que vai faltar, será que vai sobrar muito? Depois de fazer muita coisa em casa e, há alguns meses trabalhando com festas na Panela de Duas, hoje me sinto confortável em compartilhar com vocês dicas de como calcular a quantidade de comida e bebida para festas, começando hoje pelas bebidas.

Foto Tati Pugliesi – http://www.tatipugliese.com.br

Vamos começar falando sobre os convidados, que é ponto de partida para qualquer conta . As crianças de 3 a 12 anos de idade não precisam ser contadas como um adulto, então, a conta é, a cada duas crianças dessa faixa etária, você conta como 1 convidado.

Por exemplo, se você convidou 50 adultos e 20 crianças de 3 a 12 anos, você fará o cálculo com base em 60 convidados (50 adultos + 20 crianças dividido por 2).

Os menores de 3 anos não precisam ser contados, a não ser que a festa seja com grande parte dos convidados nessa faixa etária, que aí deveria exigir opções mais apropriadas para os pequenos.

Com base nisso, é importante dizer que quanto maior a variedade de bebidas, mais difícil é calcular e não ter aquela situação de, no meio da festa, acabar um tipo e só ter de outro.

No geral, as quantidades indicadas são:

Água sem gás e com gás – 500 ml por pessoa. O cálculo pode ser de 70% do total de água sem gás e 30% com gás, caso as duas opções sejam servidas. O consumo de água vai variar muito de acordo com o cardápio e a distribuição dos convidados em faixa etária e gênero. No geral, crianças e mulheres consomem mais, e quando há bebida alcoólica, os homens acabam consumido pouco. Depois dos parabéns, quando são servidos o bolo e os docinhos, será o pico de consumo. Em dias quentes o consumo será maior, em dias frios menor. Então, essa quantidade pode gerar uma sobra até que grande, mas é garantia de que não vai faltar. Os buffets não trabalham com essas variações, porque não podem correr riscos, mas na sua casa você pode reduzir, levando em conta esses aspectos que listei.

Suco, Chá Gelado, Água aromatizada, Refrigerante – 300 ml por pessoa, podendo essa quantidade estar variada entre as opções que serão servidas. Quando há a opção do suco, ele tem um consumo maior que o refrigerante, pois todo mundo que toma refrigerante toma suco também, mas nem todo mundo que toma suco toma refrigerante. Você, melhor do que ninguém, saberá se é necessário ou não ter as duas opções. O chá gelado é o que tem o menor consumo, porém, quando servimos água aromatizada, ela tem um consumo alto! Leve isso em consideração.

Cerveja – Calcule de 3 a 5 latas / long neck por adulto, não precisa considerar quem bebe e quem não bebe, porque na conta geral um compensa o outro. Essa quantidade vai variar se o público bebe muito ou pouco.

Vinho – uma garrafa para cada 2 adultos, se só tiver vinho como opção alcoólica. Se existirem outras opções, uma garrafa para 3 adultos.

Espumante – se for somente para fazer um brinde, uma garrafa para 6 pessoas é o suficiente, se tiver espumante durante toda a festa, a conta é a mesma do vinho.

Espero que tenha ajudado vocês! E na próxima semana venho com as dicas de como calcular a quantidade de comida para festas.

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 comentários

  1. Luciana comentou:

    Ma, no caso de ser servido somente água e suco natural, qual a quantidade por pessoa? Obrigada. Beijos. Lu

    1. Lu,
      Pode considerar 500 ml de água e 300 ml de suco por pessoa. Dá tranquilo! Beijos!