Dicas e Inspirações para fazer uma Festa Junina em casa

Entramos no mês de Junho, mês de São João, mês do meu aniversário (uhuuuuu) e da temproada de festas juninas e comilança! Eu adoro!!!!! Nesse domingo mesmo faremos o primeiro encontrinho junino com amigos e hoje separei algumas dicas e inspirações para quem quer fazer uma Festa Junina em casa.

É bem bacana ter a possibilidade de fazer uma festa em um local aberto, com fogueira, barraquinhas, etc, mas isso não costuma ser viável, principalmente para quem vive na Selva de Pedras de São Paulo, como eu.

Então, um salão de festas do prédio, ou até a sala da nossa casa pode ser um local de muita diversão e comes e bebes gostosos!

O HORÁRIO

Os meus filhos não são crianças muito noturnas, então, eu não gosto muito de fazer encontros e festinhas a noite. Acho que o horário da tarde, com início por volta das 15h é bem bacana. Festa Junina tem muita opção de lanchinhos e opções bem nutritivas, então dá para esticar até o início da noite sem precisar se preocupar com o jantar depois.

A DECORAÇÃO

Juta, estampa de chita ou quadriculada, muita bandeirinha, seja de papel de seda, de whashitape, de cartolina, elementos de palha e de madeira podem compor uma decoração linda e com baixo custo. Chapéus de palha podem ser usados como bandejas e travessas. Os descartáveis coloridos podem fazer tranquilamente as vezes de louças, mais trabalhosas e caras.

Como é tudo muito descontraído, uma toalha colorida na mesa e bandeirinhas penduradas já dão todo o clima!

 

AS COMIDAS

Aqui está a lista de diversas sugestões de doces e salgados.

Salgados

Pipoca

Biscoito de Polvilho

Batatinhas (aquelas prontas, que vendem na lata)

Amendoim

Milho cozido ou refogado

Pamonha

Caldinhos (feijão, abóbora e caldo verde seriam os meus indicados)

Cuscuz

Batata doce assada

Sanduíche de carne louca

Hot Dog

Sanduichinhos frios

Mini pizza

Pasteizinhos

Tortas salgadas (aqui no blog tem uma receita com massa de aveia deliciosa! http://mamiemais.com/2015/03/23/cardapio-semanal-e-receita-facil-de-torta-de-liquidificador-com-farelo-de-aveia-e-recheio-de-salmao/)

Doces

Canjica

Arroz Doce

Doce de leite / abóbora / Cocada

Paçoca

Pé de Moleque

Gelatina colorida

Bolo de milho / fubá / coco / cenoura

Romeu e Julieta (queijo com goiabada)

AS BEBIDAS

Para as bebidas, além do suco, água, cerveja e, para quem gosta, refrigerante, o vinho quente e o quentão são super tradicionais. Mas já pensaram em um chocolate quente para comer com um bolinho caseiro? Huuuuum! E um cafezinho coado na hora? Estou salivando!!!!

A DIVERSÃO

Músicas típicas já fazem boa parte da diversão. Mas também é possível, se o espaço é pequeno, um bingo, por exemplo.

A festa das crianças, para comemorar os 5 anos da Nina e os 2 anos do Luli, será no início de Julho, com o tema O Sítio do Pica Pau Amarelo, e o cardápio tipicamente junino. Não vejo a hora!!!!! Acompanhem os preparativos pelo Instagram (@blog_mamiemais).

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Dicas muito legais! Parabéns! Caso precise de um parceiro em aluguel de brinquedos para enriquecer ainda mais o seu trabalho pode contar conosco!
    http://www.brincae.com.br