10 Inspirações para Organização que eu não Usaria

É só você fazer uma busca por “Organização” na internet, que vão chover opções e ideias sensacionais e ultra inspiradoras! Eu não sou a expert em organização, nem mesmo a pessoa mais organizada do pedaço, mas tento, na medida do possível, manter as coisas com o mínimo de ordem.

Com certeza eu não seria um modelo para uma Personal Organizer. Isso porque, no dia a dia, vivendo em uma casa com um marido muito desorganizado e duas crianças, que estou na luta diária para tentar ensinar a serem o mínimo organizados possível, tem coisa que é lindona, mas que na correria da rotina não funciona. Sabe aquele negócio que você precisa encaixar, pendurar direitinho, abrir e fechar tampa? Pois é, aqui não funciona. Sempre terá uma tampa separada da caixa, sempre terá um negócio pendurado torto, sempre terá um encaixe fora do lugar.

E como estou em uma fase super de querer colocar ordem na casa, testando diversas alternativas, acertando com algumas, errando e ajustando outras, selecionei 10 inspirações para organização que eu não usaria. Para mim são ideias, digamos que fracassadas, e eu vou explicar, para cada uma, o porque.

As imagens são todas do Pinterest.

1. Prateleira de Brinquedos

Como uma mãe que acabou de montar um quarto de brinquedos, começo por essa linda prateleira. Com caixas padronizadas, livros milimetrica e esteticamente empilhados. Gente, desculpa, mas pra mim isso não funciona! As caixas padronizadas eu acho super ok, é só comprar caixas padronizadas. Só que o problema é que os brinquedos não são padronizados para o tamanho da maioria das caixas dessas prateleiras, os livros não têm tamanhos padronizados para estarem alinhadíssimos em uma linda pilha colorida. As caixas de jogos não têm tamanhos padronizados. Ou seja, vai ter caixa preenchida com quase nada, caixa preenchida com mais um monte de mini caixa dentro. A minha experiência me diz que setorizar é super funcional, mas zilhões de separações de cada setor, pelo menos aqui não rola.

 2. Sapatos

Parece que consigo visualizar esses pregadores desprendendo do cabide quando estou, na maior calma do mundo – só que nunca! – indo pendurar a minha sapatilha no cabide. Gente, na boa, se alguém usa essa solução me fala, mas pra mim é um fracasso na certa! Sem contar que você tem que ter muita arara sobrando em casa e pouca roupa pra pendurar, para querer usar desse artifício para pendurar sapatos… oi? Sapato no cabide? Para mim não faz sentido não…rs.

3. Lenços e Echarpes

Eu não tenho muitos lenços e echarpes e uso um cabide que tem umas bolas para pendurar, assim como a inspiração. Os círculos são bem grandes, dá para enfiar praticamente meu braço todo lá, e eu já não tenho muito “saco” de pendurar os acessórios, quando uso. Aí ok, achei a ideia bem bacana, de verdade, mas tenho dúvidas se é funcional.

4. Produtos de higiene pessoal

Essa eu achei péssima! Primeiro que visualizo esses produtos todos despencando desses ganchinhos. Imagine meu marido e a Nina, super delicados para pegar as coisas, puxando o produto e vindo a barra junto. Não, não, não… nem pensar! Visualizo ainda eu acordando no meio da madrugada com um estrondo, de produtos despencando no chão, porque para esses ganchinhos aguentarem embalagens cheias, acho que precisa ser uma presilha bem resistente!

5. Pinceis de Maquiagem

Já vi essa inspiração diversas vezes e cheguei a cogitar fazer aqui, mas sinceramente, um pote para colocar os pinceis acho super funcional, agora ter que ficar encaixando no meio dessas pedrinhas, não rola não.

6. Pulseiras

Essa ideia das pulseiras é ótima para eu nunca usar as pulseiras do fundo da garrafa e, quando usar, nunca mais voltar para a garrafa as que estavam por cima. Soluções que empilham uma coisa em cima da outra, para mim normalmente não dão certo, porque sempre o que está por cima é o que é usado, e o que está por baixo mofa…rs.

7. Gavetas

Sei que essa forma de organização é a the best que qualquer organizador profissional indica. Eu acho bem legal também, conseguir visualizar tudo na gaveta, mas em uma casa onde acumula roupa para lavar, para passar, e a gaveta vai ficando cheia de buraco, a pilha começa a despencar e não funciona. É aquele típico modelo de organização que funciona quando a gaveta está cheia. Essa eu tenho curiosidade de saber para quem funciona, porque aqui já tentei em todas as gavetas e não dura nada!

8. Roupa íntima e roupas de bebê

O mesmo caso das pulsseiras na garrafa. Se você não cuidar de gerenciar bem esse organizador, as roupas que estão por baixo dificilmente serão utilizadas. Acho bacana conseguir visualizar tudo e é uma boa opção para pouco espaço, mas não acho funcional não.

9. Produtos de Limpeza

Ideia fofa, mas aqui em casa não rolaria nunca. Isso porque eu precisaria de ter um espaço para dentro do armário que não impedisse a porta de fechar com os produtos pendurados. E outra, esse negócio de cada buraquinho para uma coisa não é eficiente pra mim. Eu gosto de uma caixa setorizada e tudo lá dentro.

10. Potinhos para miudezas

Gente, essa ideia seria uma catástrofe e razão de acidentes constantes, na certa! Ou os potes despencariam e estraçalhariam no chão, porque as pessoas não encaixariam direito depois que usassem, ou eu teria miudezas sempre espalhadas, porque vamos combinar que é bem mais difícil rosquear um pote com uma tampa grudada em uma prateleira do que rosquear um pote com uma mão e a tampa na outra. O negócio vira tipo um jogo de encaixe. Não, não, não… zero funcional para a minha realidade.

Será que alguém já testou essas soluções? E quais as soluções de organização que funcionam para você? Em um próximo post conto o que vem funcionando pra mim :-)

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Fernanda comentou:

    kkkkk Mari, ri muito com as suas colocações ! realmente A MAIORIA DAS DICAS PARECEM ÓTIMAS NA TEORIA, MAS NA PRÁTICA NÃO FUNCIONAM. A DAS ROUPAS DOBRADAS FOI A ÚNICA DESSA LISTA QUE TENTEI, E REALMENTE, VAI FICANDO BURACOS E AS ROUPAS VÃO SE DESDOBRANDO POR FALTA DE APOIO. NA VERDADE AINDA NÃO CHEGUEI NUMA MANEIRA PERFEITA DE ARRUMAR AS ROUPAS NA GAVETA DE FORMA A NÃO USAR SÓ O QUE ESTÁ POR CIMA, E AINDA CONSEGUIR TIRAR SEM BAGUNÇAR O RESTO. SERÁ QUE EXISTE ? RSSSS

    1. Fe, como eu que tenho guardado as roupas em casa, na hora de guardar coloco as limpas por baixo da pilha e sei a ordem cronológica para ir usando as de cima primeiro kkkkk. mas se colocar alguém para dividir essa função comigo estará tudo perdido kkkkk. Beijos

  2. Carolina saad comentou:

    Vou dizer pra vc que os pinceis no pote funciona. Fiz aqui, mas com arroz no fundo da cx de acrílico e deu certo!