Avaliação Panela de Pressão Elétrica Walita – Coisas de Casa

Há muito tempo que muita gente me pede uma avaliação sobre a minha panela de pressão elétrica Walita – http://www.philips.com.br/c-p/RI3103_75/walita-daily-collection-panela-de-pressao-eletrica. Chegou o dia!

As imagens do post são do site da Walita.

Tenho essa panela há dois anos e ADORO! Eu comprei um combo da Air Fryer da mesma marca e a panela veio “de brinde”. Eu nem tinha a intenção de ter uma panela dessa, mas desde que chegou em casa que criei amor eterno…rs.

A panela tem capacidade de 5 litros, a parte interna é de alumínio, antiarranhões, antiaderente e oferece condução de calor mais eficaz.

As informações técnicas e comerciais do site da Walita são as seguintes, e para cada uma vou dar a minha opinião.

Tempo ajustável de 0 a 60 minutos para manter pressão: O tempo de pressão pode ser ajustado de 0 a 60 minutos com base nas diferentes necessidades de sabor e das características dos mais diversos alimentos.

Minha opinião: para mim, a principal vantagem dessa panela! Não ter que se preocupar com o tempo, em ter que tirar pressão, em ter que desligar o fogão é sensacional! Sempre que uso ligo o timer e vou fazer outras coisas tranquilamente.

Timer fácil de programar: Quando a panela começa a manter a pressão, o timer inicia a contagem regressiva. Quando o tempo do timer é atingido, a panela ativa o modo de aquecimento automaticamente.

Minha opinião: para mim está diretamente ligada com a primeira característica.

10 opções de cardápios: Botão com 10 opções de cardápio com grande variedade de programações.

Minha opinião: sinceramente, raramente levo em consideração o tipo de alimento. Eu acabo usando o tempo que sei que é necessário para cozimento mesmo. Se não tivesse as opções de cardápio descritas não me faria falta. Mas para quem não tem intimidade com a cozinha, é um ponto super positivo!

Botão com design especial para maior praticidade: Basta girar o botão para selecionar o menu listado e definir o tempo para manter a pressão.

Minha opinião: sim, o botão é prático e intuitivo.

Acessórios com design especial: Concha e espátula com design especial para maior praticidade.

Minha opinião: uso os acessórios, mas nem lembro que veio na panela. Nada que seria um atrativo para eu comprar o produto.

Controle de pressão: 1. Proteção com controle automático de pressão; 2. Proteção com limite de pressão; 3. Proteção de liberação automática de pressão extra alta.

Minha opinião: a panela é muito segura. Você não consegue abrir se a mesma estiver com pressão de jeito nenhum e, diferente das panelas comuns, é possível liberar a pressão sem ter que ficar segurando o pino pra cima ou colocar debaixo da água (nem pode!). E outra coisa sensacional é que ela é muito silenciosa. Sabe aquela barulho desesperador que parece que a panela vai explodir? Não tem! Ela pega pressão, faz um chiadinho, e logo está em total silêncio de novo. Para quem tem pavor de usar panela de pressão, essa é uma alternativa excelente.

Limite de temperatura: 1. Proteção de limite de temperatura; 2. Proteção de fusão de temperatura extra alta.

Minha opinião: de verdade, nem sei o que essa função significa…. rsrsrsrsrsrs

Preparo seguro: 1. Proteção de tampa superior; 2. Proteção de anel de vedação; 3. Desligamento automático.

 Minha opinião: como disse acima, ela é realmente muito segura.

Bom, e além das características que a própria marca lista, acho que é legal citar que ela pega pressão bem mais rápido que a panela comum, cozinha com menos água que o habitual e não perde a água dos alimentos. A panela conserva super bem o vapor e a umidade, então dificilmente você fará algo que estará seco quando abrir a panela.

E outro ponto positivo é que ela mantém o calor por mais tempo, mantendo os preparos mais quentinhos.

Agora, dos pontos negativos, a base interna dela é chata de limpar. Aliás, eu nunca consegui limpar. Ela vai pegando umidade, acho que também escorre alimentos, não sei, mas vai ficando toda manchada e feia. Mas não atrapalha em nada o funcionamento. As laterais, onde é encaixada a panela também sempre acumulam sujeira e não é muito prático para limpar. Em compensação, a panela é bico! Totalmente antiaderente mesmo. Passou uma buchinha com água e sabão, tá limpo!

Outra coisa é que, apesar dela demorar menos para pegar pressão, demora mais para aquecer. Então, quando vou refogar algum tempero antes de colocar os outros ingredientes, esse processo demora mais que na panela comum. Mas isso é compensado pela rapidez ao pegar pressão depois.

Sei que existem panelas de pressão elétrica de outras marcas no mercado, mas eu sou suspeita, adoro os produtos da Walita. Então super indico o modelo que tenho – http://www.philips.com.br/c-p/RI3103_75/walita-daily-collection-panela-de-pressao-eletrica.

Quem tiver a panela de outras marcas ou modelos conta pra gente o que acha!

Beijos – Mari

 

Deixe seu comentário