10 Itens para se ter em uma casa com crianças

Nesses quase 5 anos de maternidade minha casa passou por algumas transformações na decoração, doação de algumas coisas não muito úteis e apropriadas, e também a aquisição de itens que considero que facilitam muito a minha vida de mãe. Também tem algumas coisas que eu já tinha e hoje não me imagino sem, e pensando nisso, preparei essa listinha com 10 Itens para se ter em uma casa com crianças.

Muitos itens são eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, porque né, facilita muito a vida minha gente! Palmas para os inventores desses produtos!!!!! A lista é baseada na minha experiência pessoal, então, quem quiser dar pitaco, vou adorar!

1 – Máquina de lavar roupa

Não consigo imaginar a quantidade de roupas que acumula das crianças sendo lavada sem uma máquina. Não dá, não dá, não dá. Na verdade é item indispensável tendo ou não tendo crianças em casa, mas quando a família aumenta, principalmente nos primeiros meses, com cocôs que vazam, leites que saem voando pós mamadas, depois quando começam a comer, e quando vão para o parquinho… enfim. Nem sempre ligar a máquina uma vez por semana só é suficiente. Imagina fazer isso manualmente.

E aproveitando, já viram as dicas sobre lavar roupas que dei por aqui? Ajudam bem viu!!!!

Muita gente me pergunta sobre minha máquina de lavar roupas quando posto fotos no Instagram. É um modelo da Brastemp que não é mais fabricado, da linha Active. Ela esquenta a água, calcula a quantidade de água de forma inteligente (não precisa escolher o nível), lava muito bem! Meus eletrodomésticos são praticamente todos da Brastemp, então sou suspeita para falar da marca. Acho que a assistência é ótima e os produtos realmente bons.

2 – Máquina de lavar louça

Esse é um item que eu não tinha aquele desejo grande de ter, até que surgiu uma oportunidade de comprar por um preço bem abaixo da tabela, tinha o buraco na pia para colocar, e eu e meu marido compramos.

Um dia a minha máquina de lavar louça ameaçou pifar. Juro gente, meu coração palpitava com o tamanho do desespero de eu ficar sem esse treco!!!! Não consigo imaginar minha rotina sem a dita. Me ajuda tanto, agiliza tanto o meu dia a dia. Com certeza eu me animo a fazer comida com tanta frequência por conta de saber que não vou precisar lavar toda a louça da pia. Pena que a louça ainda não aprendeu a entrar na máquina sozinha, porque aí eu estaria nos céus!!! hehehehehehe

Muita gente me pergunta se a máquina lava mesmo, que acha que a louça sai suja, que já ouviu falar que depois tem que lavar de novo na mão.

De vez em quando, principalmente quando a louça fica lá com a sujeira ressecando depois da refeição, ela não lava direito. Mas isso acontece de vez em quando e não me incomoda, porque eu volto o prato sujo para lavar na próxima leva rsrsrsrsrsrs.

Eu acho que ela lava bem sim, a minha máquina lava até panelas, não é tudo que pode ser colocado, mas ajuda muito!

A minha é a Brastemp Ative de 12 serviços, ou seja, para 12 pratos de cada tamanho, 12 xícaras, 12 pires, 12 de cada. Cabe bastante coisa! Normalmente ela comporta a louça de todas as refeições da minha família de um dia em casa (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).

3 – Aspirador portátil

Esse bichinho também salva a pátria! Eu não sou aquela pessoa neurótica por limpeza e que não deixo as crianças comerem aqui ou ali. Sou daquelas que se sujou é só limpar. Não que meus filhos não sejam ensinados sobre bons modos à mesa, mas enquanto estão sentadinhos comendo, cai coisas no chão, o farelo do pão ou da bolacha que estão comendo no sofá sujam onde eles estão, os papeis que estão brincando saem voando pela casa… e aí é só pegar o aspirador portátil e pronto! Em segundos a sujeira tá limpa e a paz continua a reinar…rs.

O que tenho é um modelo da Black&Decker que liga na tomada, o Dust Buster. Eu já tive dois da Eletrolux que são sem fio, mas esse que tenho hoje é muito mais potente, o fio é bem comprido e não tem a chateação de esperar a bateria carregar, já que esses portáteis duram somente 8 – 10 min depois de carregados.

4 – Panela de pressão

Se você tem medo de usar panela de pressão e é mãe, perde o medo…rs. A não ser que alguém cozinhe para os seus filhos que não seja você.

Bateu a pressa e precisa de uma comida rápida? A panela de pressão vai fazer isso por você. Sopinhas, um risotinho rápido, um arroz a jato, uma carne que você esqueceu de descongelar. Gente, é uma infinidade de possibilidades! Aliás, escrevendo isso aqui me veio a ideia de fazer um post só sobre a panela de pressão.

Tenho três em casa, duas tradicionais e uma elétrica. Uso muitooooooooooooooooo! Tem dias que as três estão em uso ao mesmo tempo. Uma cozinhando feijão, outra arroz, e a outra alguma carne. Não consigo pensar como fazer tudo que faço na cozinha sem panela de pressão. E para quem tem medo de usar esse tipo de panela, a elétrica é uma ótima solução! Não faz aquele barulho de pressão meio desesperador e é mais segura.

5 – Microondas

Ok, sabemos que descongelar ou aquecer alimentos no fogão, no banho maria, é mais indicado, é mais saudável, mantém nutrientes e sabor melhor conservados. Mas dizer que isso é prático, isso não é mesmo! Prático mesmo é um microondas, que em dois minutos descongela aquela marmitinha congelada, em 30 segundos aquece o leite, em alguns minutos faz até uma pipoca sem gordura. Para a minha realidade, com a vida louca que levo, é impensável eu não ter um microondas em casa. Principalmente aos finais de semana, quando não cozinho todas as refeições em casa, ele é meu melhor amigo para oferecer uma refeição rápida e balanceada para as crianças, pois alguma comidinha caseira congelada, eu sempre tenho no freezer.

6 – Secador de Cabelo

Para meninos, se o cabelo for curtinho, não tem necessidade. Mas para as meninas não tem como não ter. A não ser que você se programe para sempre dar banho nas crianças no período da manhã ou da tarde. Não é o que acontece aqui. As crianças chegam em casa por volta das 19h, e aí que vão tomar banho. Em dias de verão ok, deixo o cabelo da Nina secar naturalmente, mas no inverno tem que secar com secador sempre que lava. Uso muito!

E além de ser útil para secar os cabelos da Nina, ele ainda dá aquela ajuda para secar o xixi do sofá, do colchão, a água que caiu no uniforme na hora de sair. Mil e uma utilidades gente! Tem que ter.

7 – TV a cabo

Não é saudável a criança passar a vida na frente da TV. Concordo totalmente. Mas vai me dizer que na hora que você precisa preparar o jantar, tomar um banho, fazer uma ligação, o discovery, o gloob, o disney junior, e outros canais infantis não são os salvadores da pátria! Aqui as crianças assistem mais TV do que eu gostaria, mas vejo como faz falta esses canais especificamente infantis quando viajamos e não temos. É o que me ajuda enquanto tiro um do banho e preciso que ele fique quieto até eu terminar de arrumar o outro, que acalma em momentos de nervoso, que me permite comer de forma mais tranquila.

8 – Mesinha infantil

Tem um post específico sobre mesinhas que escrevi há um tempo atrás e é um item que usamos todo santo dia em casa. Inicialmente comprei uma de plástico e logo troquei por uma de madeira, essa aí da foto. É um móvel mesmo, mais pesada. Foi um ótimo investimento que fiz para as crianças. Além de ser uma graça, ela é firme, as cadeiras não tombam, e ela é utilizada para diversas situações: para fazer as refeições, para pintar, para brincar de massinha, para jogar, para decorar as minhas festinhas (rs), futuramente para fazer os deveres de casa. Não é um item necessário logo que a criança nasce. Mas a partir de 1 aninho e alguns meses, aqui as crianças passaram a usar muito!

9 – Tapete de PVC

Não tem uma foto que eu poste no Instagram e os tapetes de PVC das crianças apareçam que não tenha gente me perguntando sobre eles. Eu comprei quando a Nina já tinha mais de 1 aninho, mas indico muito desde os três meses, quando a criança já começa a ficar mais espertinha, no chão, vendo brinquedinhos. Eu ainda vou fazer um post sobre os modelos que tenho em casa. Adoro os dois e acho que cada um tem sua particularidade. O da varanda comprei na Alo Bebê e ele é encontrado em qualquer loja de brinquedo grande. O da sala comprei na Daskom.

Acho esses tapetes muito práticos e funcionais. Eles absorvem impactos, são super fáceis de limpar, são coloridos, então por si só já divertem as crianças, podem ser levados facilmente de um lugar para o outro. Eu AMO, por mim teria um em cada cômodo da casa…rs.

10 – Caixas e cestos organizadores

Se tem uma coisa que eu acho que só vai ser diferente quando as crianças casarem e forem morar fora de casa (rs… olha o drama!) são coisas espalhadas. No caso, hoje em dia são brinquedos, mas tenho certeza que com o passar dos anos só vai mudar os itens. Caixas organizadoras não podem faltar. Não tá com tempo e nem paciência de arrumar, enfia rapidão tudo dentro de caixas e a ordem está restabelecida.

Eu gosto de separar os brinquedos em caixas por categorias (bonecas, coisas de casinha, carrinhos, massinha, pintura…), mas tenho bastante dificuldade de manter. A Nina é mais cuidadosa e consegue separar bem as coisas categorizadas. O Yuri ainda causa muito e vive desarrumando o que eu arrumo, então não tem funcionado. As coisas vivem misturadas.

Até a criança crescer um pouco, a não ser que você passe o tempo todo monitorando as brincadeiras e coordenando a organização dos brinquedos, tenho dúvidas dessa separação. Eu vou reestruturar as caixas aqui em casa para colocar as coisas em caixas maiores, que acho que é o que funciona melhor para o dia a dia, e quando ajeitar tudo mostro para vocês como ficou.

E aí, alguém tem mais algum item que você considera importante ter em casas habitadas por crianças? rs Deixe nos comentários. E se gostou do post, compartilhe nas suas redes sociais.

Beijos! Mari

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Catarina comentou:

    OI Mari,
    Amo suas publicações. Está de parabéns pelo blog e pelos filhos!
    Acho que acrescentaria o mixer que ajuda muito no inicio das papinhas e até hoje com um suco rápido, pois o liquidificador as vezes dá um enorme trabalho.
    Bjos

    1. Oi Catarina, obrigada pela mensagem!!!! Verdade, o mixer realmente é um super aliado. Eu usei muito na introdução alimentar do Luli e uso até hoje.

  2. Òtimas matérias, já li várias. Conhecimento compartilhado. Se aprende muito. Gostei das banquetinhas coloridas.