5 Dicas simples para fazer frango assado

No último domingo, assei algumas coxas e sobrecoxas e aproveitei para fotografar e compartilhar com vocês 5 dicas simples para fazer frango assado suculento e saboroso! Pelo menos aqui em casa, seguindo esses passos, sempre dá certo. Mais uma receita fácil para vocês!!!!

Eu amo cozinhar, vocês bem sabem, e sempre tem aquela coisa que fazemos melhor do que outras, e uma dessas coisas, que acho que faço bem, e sempre é elogiado aqui em casa, é frango assado. Eu não curto assar o frango inteiro, gosto de assar coxas e sobrecoxas, pois são carnes mais suculentas e as crianças gostam de comer segurando o osso. Sem contar que não sei e também tenho a maior preguiça de cortar frango inteiro…rs.

Aproveitem que amanhã é domingo, que domingo tem tudo a ver com um franguinho no almoço, e já coloquem as dicas em prática.

Dica 1 – Faça uma marinada saborosa

Independente da parte do frango e da forma que você vai preparar, uma marinada faz toda a diferença! Sempre uso um líquido (suco de laranja, suco de limão, vinho branco, shoyu…), ervas frescas ou desidratadas, sal, pimenta do reino e temperos diversos.

Eu gosto de deixar o frango marinando por, pelo menos, meia hora em um refratário. Mas se deixar a noite toda, coberto com papel filme ou fechar o refratário com tampa, fica mais saboroso ainda!

Na marinada que fiz no domingo eu não tinha muita coisa em casa e usei, para 3 coxas e 3 sobrecoxas, suco de 1 laranja pêra grande, cebolinha, gengibre em pó (gosto mais de usar gengibre fresco ralado, mas não tinha em casa), e uma pastinha de 4 dentes de alho com sal. Amassei em um pilão o alho com sal, até formar uma pastinha.

Se eu tivesse em casa, teria colocado também alecrim fresco, que combina super bem com frango!

Suco de limão com essa pastinha de alho e sal, gengibre e pimenta do reino fica sensacional!!! Simples e delicioso. Você também pode acrescentar frutas (maçã, abacaxi, manga, pêra…) na marinada e, no caso de assar, colocar junto na assadeira. Aqui em casa o Rodrigo não gosta muito dessas coisas agridoces, então não costumo fazer, mas adoro!

Outra opção também deliciosa é uma marinada de vinho branco, mostarda dijon, mel, shoyu, sal, pimenta do reino e ervas. Fica muito saboroso!

Dica 2 – Coloque tempero entre a carne do frango e a pele

Depois que colocar os ingredientes, misture e passe bem o tempero pelo frango, com as mãos mesmo. E não se esqueça de colocar tempero entre a carne do frango e a pele, para deixar a carne mais saborosa ainda. Depois que distribuir os pedaços de frango na assadeira, não desperdice a marinada que ficar no refratário. Coloque tudo na assadeira.

Dica 3 – Não tire a pele do frango para assar

Você não precisa, necessariamente, comer a pele do frango, mas a gordura da pele vai fazer toda a diferença no sabor e para deixar a carna mais macia e suculenta, enquanto o frango é assado.

Dica 4 – Regue com azeite

Para garantir ainda mais a maciez e um frango bem suculento, antes de levar para o forno, regue o frango com azeite. O suficiente para umedecer todos os pedaços.

Dica 5 – Asse coberto com papel alumínio

O forno deve estar pré-aquecido a 180 – 200 graus.É importante cobrir com papel alumínio, para que a carne asse bem por dentro, sem tostar a parte de fora primeiro.  E não se esqueça de cobrir a assadeira com a parte brilhante do alumínio para baixo.

Aí é só deixar de 40 – 50 min no forno, retirar o alumínio, aumentar a temperatura para 220 – 250 graus, e esperar dourar. Aqui demora mais uns 15 – 20 min para a pele ficar crocante e douradinha.

E então, gostaram das dicas? Quem testar me conta o que achou!

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Isabella comentou:

    Adorei o post, Mari! Gostaria de pedir receitas de frango ensopado e carne de panela como já vi algumas vezes você fazer no snap. parecem deliciosos! adorei a assadeira nova! Bj!

      1. Isabella comentou:

        Obrigada, Mari! Vou testar aqui em casa! bj!