Coluna da Neima: Faça Você Mesmo Bandeirolas de Tecido

Quem me acompanha no Instagram viu as bandeirolas de tecido que fiz para decorar as duas festinhas que estou organizando, A Fazendinha da Bia e O Chá da Moranguinho.

bandeirolatecido

Queria ter fotografado o passo a passo para vocês, mas acabei me enrolando e quando vi as bandeirolas estavam prontas, sem passo a passo de nada…rs.

Só que a colunista japa mais gente boa do mundo fez umas bandeirolas de tecido para a decoração de natal, fotografou o passo a passo, e hoje vou compartilhar as dicas da Neima, com minhas considerações também, para quem quiser se aventurar a colocar a mão na massa.

Esse ano eu não me arrisquei a montar uma árvore de Natal tradicional: no ano passado os meninos ficaram tão curiosos que tive que colocar a árvore em cima da adega :s. Gu estava com 2a8m e Dudu com 9 meses e a árvore quase desapareceu enquanto estava no chão. Aí resolvi que nesse ano faria uma “decoração” à prova de crianças. Então fiz uma árvore com fita adesiva na parede e espalhei luzinhas e objetos no buffet. Pra dar mais uma graça, fiz essa bandeirola:

bandeirola1

É muito fácil e fica bem simpático! Pra fazer você precisa de:

bandeirola2

– tecido (usei retalhos de algodão – com motivos natalinos – e feltro vermelho e verde)

Dica da Mari: procure tecidos mais encorpados que fica bem mais fácil de scar e cortar. Tentei fazer com um tecido 100% algodão e daria certo, mas o trabalho seria muito maior!!!! A juta tem um efeito visual bem bonito, mas é um material chato de trabalhar e faz bastante sujeira, além de eu não ter conseguido riscar. Tive que cortar segurando o molde em cima. Mas pelo efeito visual, eu vou usar a juta outras vezes, sem dúvida nenhuma.

– barbante;

– tesoura para tecido (facilita bastante na hora de cortar);

– cola para tecidos ou cola quente;

Dica da Mari: na bandeirinha de juta, eu não consegui fixar as bandeirolas com nenhum tipo de cola. O jeito foi colocar quatro grampinhos pequenos, com grampeador mesmo.

– lacinhos (comprei prontos, mas vc pode fazer tbm);

– cartolina, régua e caneta (para fazer o molde).

O primeiro passo é fazer o molde na cartolina e “transferir” para o tecido. Pra otimizar faça um ao lado do outro, fica mais fácil na hora de cortar.

Dica da Mari: considere que você irá precisar dobrar um pedaço da parte de cima da bandeirinha para fixar no barbante quando for fazer o molde.

bandeirola3 bandeirola4

Eu fiz bandeirinhas “lisas”, mas dá pra recortar outros elementos e colar em cima delas. Confesso que fiquei com preguiça, mas no próximo ano quero fazer assim.

Dica da Mari: Para colar os enfeites nas bandeirinhas, use cola quente ou cola de tecido. Se não forem apliques comprados prontos, você pode fazer o molde do que quiser na cartolina.

bandeirola5

Depois é só ajustar o barbante e colar as bandeirinhas nele. Eu intercalei com lacinhos. E pronto!

bandeirola6

Dica da Mari: deixe um pedaço bem grande de barbante em cada ponta para ter liberdade para prender do jeito que quiser e onde quiser. Deixe para cortar o barbante só depois de prender todas as bandeirolas. As bandeirolas que fiz, diferente da Neima, que intercalou com lacinhos, eu intercalei com retalhos de tecido. É muito fácil! Basta cortar tiras de aproximadamente 2 cm de largura, o comprimento depende do tamanho das suas bandeirinhas. Aí você amarra o próprio retalho no barbante, dando um nó. Vejam se conseguem visualizar na imagem abaixo.

bandeirolamari2

Encomendei prateleiras para fazer a árvore que postei no post com inspirações de decoração de natal e vou fazer bandeirolas natalinas também. E vocês, vão se arriscar?

Esperamos que tenham gostado do post.

Beijos – Neima e Mari

Deixe seu comentário