Como Fazer um Bolo de Melancia

Já faz um tempinho que o Luli completou 1 ano. Na verdade ele já está mais perto dos dois anos do que do primeiro aniversário. Mas como o blog ficou meio devagar nos últimos meses, há algumas semanas que retomei os posts diários, e só agora consegui preparar esse post para vocês, sobre o Bolo de Melancia que foi servido na comemoração que fizemos na escolinha.

img_2490

A comemoração do primeiro aniversário na escolinha tem algumas restrições. Não pode ser bolo recheado ou com cobertura, tem que ser um bolo caseiro simples, não pode ter fritura, não pode ter docinho, não pode ter nada que seja muito trash, afinal, são crianças, no geral, que não completaram um ano ainda, e muitos que acabaram de completar.

Aí minha amiga Neima, tinha feito um “bolo de melancia” no aniversário de 1 aninho do Dudu, o seu filho mais novo, e resolvi me aventurar e tentar também. Não procurei tutorial, não vi passo a passo, só vi o bolo da Neima, mas uma ou duas imagens na internet e decidi me arriscar.

Não ficou aquele primor no acabamento…rs. Mas ficou bem bonitinho, super saudável e os bebês, no dia da comemoração do aniversário do Luli no berçário, puderam se esbaldar nas frutinhas, sem medo de ser feliz.

Hoje vou mostrar o passo a passo que eu fiz, que não significa ser a melhor alternativa. No You Tube certamente existem tutoriais, mas aqui vou compartilhar a minha experiência.

Como eram poucas crianças, e se sobrasse muita fruta acabaria estragando depois, comprei uma melancia baby, aquelas menorzinhas. A primeira dica é que a melancia não pode estar muito madura. Sabe quando ela começa a ficar rachada? Não rola, porque ela vai começar a despedaçar inteira e vai soltar muita água, o que vai dificultar fazer a montagem.

Eu sinceramente não sei como, olhando uma melancia fechada, saber se ela está rachada ou não por dentro, então, se não tiver alguém expert em melancia onde você compra frutas, eu arriscaria a sorte, que foi o que fiz, e deu certo (ufa!).

Melancia comprada, a primeira coisa que fiz foi tirar uma tampinha de uma das pontas, para fazer uma base. Aí retirei aproximadamente ¼ da melancia, cortando no sentido horizontal. Retirei a casca do pedaço menor, deixando ela meio sextavada. Na verdade eu tentei fazer bem redondinha, mas não consegui.

img_2452 img_2453 img_2455 img_2456

Descasquei a parte da base, deixando uns pedacinhos da casca e prendi a parte menor com um palito de churrasco.

img_2457 img_2459

Daí comecei a decorar aleatoriamente com laranjas cortadas em meia lua, uvas sem sementes cortadas ao meio e inteiras, mangas cortadas com cortador de coração, e morangos cortados em quatro. Fui prendendo os predaços das frutas com palito de dente, e finalizei com a vela e toppers de docinhos. Como coloquei em uma boleira e achei que o bolo ficou muito grande para o prato, decorei com corações de manga ao redor (veja a primeira foto desse post).

img_2460

O resultado final foi esse.

img_2461

O bolo fez o maior sucesso e eu repetiria de novo, tentando caprichar mais. Eu acabei fazendo na pressa, um pouco antes de levar para a escolinha e não tinha muito tempo para pensar, tentar, errar, acertar. No fim acabou dando certo, os bebês adoraram, e as tias da escola piraram, pois nunca tinham visto um bolo de frutas assim.

Peguei mais algumas imagens para inspirar vocês. Elas provam que é possível conseguir um acabamento melhor que o meu…rs.

bolodemelancia9 bolodemelancia8 bolodemelancia7 bolodemelancia5 bolodemelancia3

bolodemelancia1

E então, gostaram da ideia? Quem anima em fazer? Acho essa uma opção muito bacana para o primeiro aniversário, principalmente para comemorações pequenas e entre família. E para uma festa no verão, em lugares abertos, um picnic? Super combina não acham?

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 comentários

  1. Janete comentou:

    Adoro a ideia! Inclusive Para as fotos de 1 ano do meu filho fizemos um “smash the fruit”. Encomendei um bolo de melancia assim…. ele adorou e fez a maior bagunca. As fotos ficaram lindas!