Coluna da Neima: Livros de Receita da Rita Lobo

Oi, gente!!! Estou de volta depois de milênios e com um assunto que tenho certeza que vai agradar bastante: os livros da diva Rita! Eu tenho 4 deles: Cozinha de Estar, Pitadas da Rita, Panelinha – Receitas que Funcionam e O Que Tem na Geladeira. Dos últimos lançamentos (ela escreve há muito tempo!), se não me engano falta só o livro Cozinha Prática, mas como ele é sobre os programas no GNT e eu assisto todos, acho que por enquanto não vale a pena, rs.

20161017_101627_resized

Quem me acompanha sabe que adoro cozinhar. Muito além de ser uma necessidade, cozinhar para a minha família é um ato de amor (para mim, tá – nada contra quem não curte as panelas :p). Então aqui eu junto a fome com a vontade de comer (literalmente) e estou sempre investindo em livros sobre o assunto. Gosto demais de estudar sobre técnicas de culinária, ingredientes, dicas e isso tudo é uma coisa que me dá muito prazer.

O primeiro livro que eu comprei foi o Cozinha de Estar – Receitas Práticas Para Receber. Na época eu ainda não tinha os meninos, então tinha mais tempo livre para receber os amigos e testar receitas novas. Aliás, se tem uma dica que posso dar é: não deixe para testar receitas quando for receber, rs. A chance de sucesso é bem maior quando já se tem familiaridade com o cardápio. Mas voltando ao livro, ele é basicamente um guia para receber: além das receitas (todas muito práticas, sem firulas), a Rita dá dicas sobre como montar seu arsenal de louça (pratos, copos, taças, jarras, travessas, talheres), como arrumar a mesa, como se organizar para receber amigos (um beabá mesmo). Diria que é quase um livro de etiqueta prática, rs. Ela fala ainda sobre os utensílios indispensáveis numa cozinha: facas, formas, panelas, eletroportáteis, e explica a importância de obedecer às receitas usando as medidas padrão, temperatura etc. As receitas são divididas no índice como se fizessem parte da cronologia de uma refeição: sopas e outras entradas, saladas, pratos principais, sobremesas e drinques. Eu adoro esse livro e acho uma ótima dica de presente para recém casados!

O segundo livro da minha coleção é o Pitadas da Rita – esse tem receitas práticas para o dia a dia. O livro é recheado de truques culinários, dicas de combinação de sabores, breves explicações sobre alguns ingredientes usados nas receitas. E tem algumas mini crônicas da Rita, que são uma delícia de ler! Sabe aquela espontaneidade do programa, aquela risada gostosa? Então, ao folhear o livro eu me sinto um pouco dentro da cozinha dela, ahahaha. Aqui o índice é bem diferente, as receitas são listadas de forma aparentemente pouco “ortodoxa”, mas tem uma lógica bacana – tem a divisão tradicional e também outra de acordo com o tipo de refeição (p. ex., café da manhã, lanche), a quantidade de pessoas que a receita serve, pratos únicos. É um livro bem bacana pra quem já tem mais intimidade com a cozinha.

O Panelinha – Receitas que Funcionam é o best seller da Rita e talvez seja o livro que tenha mais receitas. Dentre os 4 livros que tenho, acho que esse é o que traz o passo a passo das receitas mais de perto, sabe? Aqueles segredinhos do prato estão todos lá, bem explicados, com fotos e tudo o mais. E tem e-mails dos leitores do Panelinha distribuídos pelo livro, com as respostas da autora. É legal porque algumas dessas mensagens poderiam ter sido escritas por quem está lendo o livro, rola uma “identificação” com as perguntas. O livro é uma ótima fonte de consulta, inspira qualquer cozinha!

O Que Tem na Geladeira é a minha última aquisição e eu estou simplesmente a-pai-xo-na-da por ele! No dia em que comprei, cheguei em casa e já saí ligando pra todas as amigas dizendo que elas precisavam comprar o livro, ahahah. Desde então, ele mora na bancada da minha cozinha, todo dia antes de preparar o jantar eu dou uma olhada nele para escolher o cardápio aqui de casa. Ele tem muitas receitas para aproveitar os ingredientes do dia a dia, receitas que ficam deliciosas em poucos minutos e muito, muito fáceis de fazer. Uma coisa que eu gostei bastante foi o índice: o livro é separado de acordo com os ingredientes: abóbora, abobrinha, acelga, alho poró e por aí vai. Então já na segunda-feira vc consegue ter uma visão de como distribuir o conteúdo das gavetas da sua geladeira durante a semana! Outra coisa muito bacana é que a Rita traz inspiração pro jantar de todo dia, saindo do comum. Ninguém precisa comer só arroz e feijão todo dia, ela te faz enxergar que dá pra fazer outros pratos com os mesmos ingredientes.

Ufa! Se vc chegou até aqui, parabéns! Te convido pra jantar na minha casa ahahahaha! Acho que me estendi um pouco, mas não tinha como ser diferente. Acho os livros bem diferentes um do outro e queria trazer minhas impressões de forma bem detalhada. Espero que seja útil! E quem tiver dicas sobre outros livros culinária deixa nos comentários! Bjs e até a próxima!

Neima

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Telma comentou:

    Muito bom Neima, adorei o post! Para minha coleçao faltam dois livros, Pitadas da Rita e O que tem na geladeira. Desde que comecei a te seguir no snap nossas refeiçoes aqui em casa tem sido diferentes, com mais variedades e sabor. Tenho me arriscado mais e TENtado consumir alimentos mais saudáveis, rs. E olha, nao precisa convidar duas vezes, provar uma de duas receitas seria muito bom kkkkk. Bjo grande.

  2. Luciana Belli Bigonha comentou:

    Tenho os quatro livros e concordo com tudo o que você disse.
    A Rita Lobo realmente inspira a gente a ir pra cozinha.
    Também adorei o último livro ” o que tem na geladeira” e já testei algumas receitas. Tudo com um toque original.