Coisas de Casa: Dicas para Lavar Roupas

Na semana passada compartilhei com vocês uma tabelinha que preparei para ajudar a minha diarista otimizar o tempo dela aqui em casa. Comentei também que uma das atividades que ela consome mais tempo é cuidando das roupas. E sempre que eu preciso assumir essa atividade, vejo que não acumula a quantidade de roupas que tem normalmente, tanto para lavar como para passar. Então, vou compartilhar com vocês como eu me organizo com essa tarefa, e essas serão as orientações que vou passar para minha diarista também, quando ela retornar da licença médica.

Começando pelos produtos que uso. As marcas que uso são as da imagem abaixo.

ProdutosRoupas

Sabão em pó / Sabão líquido (gosto do concentrado, rende mais e sai mais barato) / Sabão de coco líquido / Sabão de coco em pó

Amaciante para roupas de bebê / Amaciante (gosto do concentrado, rende mais e sai mais barato)

Alvejante ou tira manchas líquido para roupa branca e colorida / Alvejante ou tira manchas em pó para roupa branca / Alvejante ou tira manchas pré lavagem

Aqui em casa já lavo as roupas dos quatro todas juntas. Minha máquina de lavar tem capacidade para 11kg, então gosto de lavar as roupas 1x por semana. Porém, eu não tenho varal suficiente para comportar tudo que acumula em uma semana, então, tenho que lavar em dois dias, para ir recolhendo a roupa que já está seca, e ir liberando espaço.

Como minha máquina é grande, lavar roupa com uma frequência maior, normalmente não enche a máquina e é desperdício de tempo e dinheiro com água, energia e produtos.

Durante a semana, se tiver alguma coisa que suje muito feio (tipo uma roupa de cocô mole… ECA!), eu tiro o excesso no tanque e deixo de molho por 1 dia com água quente, um pouco de sabão em pó e um pouco de alvejante em pó. Se ainda não for o dia de lavar a roupa, só torço e deixo no baldinho mesmo, com esse molho, a mancha já sai praticamente toda.

Os babadores e panos de prato, deixo um balde com água e sabão em pó e vou colocando durante a semana lá dentro. Nunca mofou e juntou bolor em nada desse período que fica aguardando a lavagem.

Os panos de limpeza também vou juntando em um balde com água e sabão em pó.

No dia de lavar, separo a roupa e lavo nessa ordem: 1) roupas coloridas e escuras, incluindo jeans; 2) toalhas de banho; 3) roupas de cama (quando cabe na máquina, coloco as toalhas e as roupas de cama para lavar junto); 4) roupas brancas e claras, incluindo camisas sociais do meu marido; 5) babadores, panos de prato e toalhas de mesa; 6) roupas delicadas; 7) panos de chão, de limpeza, tapetes e passadeiras.

Para lavar cada grupo de roupas, uso os seguintes produtos:

 1) roupas coloridas e escuras, incluindo jeans –> sabão líquido, amaciante e alvejante de roupas coloridas. Gosto de usar o alvejante, porque ele ajuda a tirar possíveis manchas e protege por mais tempo a cor da roupa. Uso o programa de lavagem “Dia a Dia”, e se tiver coisa muito suja no meio, ativo a opção “Tira Manchas”.

Enquanto a máquina está lavando a primeira leva, preparo o molho das roupas claras. Faço três baldes: 1)  meias e roupas íntimas encardidas das crianças, onde coloco água quente, alvejante em pó e sabão de coco em pó; 2) roupas brancas e claras encardidas e com manchas, onde coloco água quente, alvejante em pó e sabão em pó; 3) paninhos que o Luli usa para dormir, onde coloco água quente e sabão de coco em pó.

2) toalhas de banho e 3) roupas de cama, incluindo os paninhos do Luli –> sabão de coco liquido e amaciante de roupa de bebê, pois AMO o cheirinho, e fica suave depois de seco. Gosto de usar o programa de lavagem “Anti Alérgica” para essa leva, que faz um enxague extra e garante que não vai ficar resíduo de produtos nas roupas, já que eu sofro de rinite alérgica e o Luli de bronquite.

4) roupas brancas e claras –> sabão líquido, amaciante e alvejante de roupas brancas. Aí escorro as roupas que ficaram de molho (meias, roupas manchadas) e vai tudo para a máquina. Não esfrego absolutamente nada! As camisas sociais do meu marido, umedeço bem o colarinho, punhos e a região das axilas com o alvejante pré lavagem. Acreditem, sai absolutamente tudo limpo! Quando tem alguma coisa perdida que sai ainda com uma manchinha, deixo para lavar de novo na semana seguinte. Mas não esfrego, me recuso…rs. Aí não sei se são os produtos, o molho, a máquina, mas o fato é que as manchas saem e fica tudo limpinho. Para essa leva eu uso o programa de lavagem “Branco Encardido” e ativo as opções “Pré Lavagem” e “Tira Manchas”.

5) babadores, panos de prato e toalhas de mesa –> escorro as coisas que ficam de molho e lavo com sabão em pó, alvejante em pó e amaciante. Uso o programa de lavagem “lavagem pesada”, porque, principalmente os babadores, sempre tem muita sujeira de comida.

6) roupas delicadas –> coloco todas as roupas delicadas em saquinhos separados e do avesso e uso só sabão de coco líquido no programa de lavagem “lavagem à mão”. Quando tem roupa delicada com mancha de comida, ou alguma sujeira mais difícil, não arrisco e mando para a lavanderia.

7) panos de chão, de limpeza, tapetes e passadeiras –> lavo com sabão em pó e água sanitária, porque gosto que fiquem bem limpinhos. Uso o programa de lavagem “lavagem pesada”.

Roupas lavadas, acho que a forma de estender faz toda a diferença para otimizar o tempo na hora de recolher. Meu varal tem as varetas mais grossas, o que marca bem menos as roupas e evita o uso de pregador (fiz na Estação dos Varais e recomendo a empresa). Dou uma boa batida nas roupas antes de estender, para elas ficarem o mais esticadinhas possível.

Na hora de recolher, tudo que é possível dobrar e guardar direto eu faço. Quando eu cuido das roupas, sobra pouquíssima coisa para passar. Basicamente camisas, tecidos mais encorpados (jeans, por exemplo), roupa de cama, com exceção dos lençóis, e alguma coisa que esteja muito amassada mesmo. Acho que além do varal, que acredito mesmo que faça diferença, usar a quantidade certa de produto (sigo sempre as orientações da embalagem), para que a roupa não fique dura, e dobrar logo que tira do varal, faz toda a diferença.

Você vai gastar mais tempo do que se recolher e já jogar tudo no cesto, mas o que vai poupar de tempo passando compensa muito! Tem gente que não consegue guardar roupa sem passar, esse é um exercício difícil para minha diarista, que passa até roupa íntima, mas, sinceramente, ninguém anda esculhambado e de roupa amassada quando eu que cuido das roupas aqui em casa não… kkkkkkkkkkk.

E aí, será que o post ajudou alguém? Quem tiver dicas para otimizar o tempo e facilitar a vida nesse tema, deixe um comentário! Vou adorar!!!!

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

6 comentários

  1. Suzana comentou:

    Ótimo post, Mari! Eu também me recuso a ficar esfregando roupa, nossa vida já é tão corrida, ninguém merece perder tempo com isso. Eu aboli o sabão em pó lá de casa (na verdade uso só para panos de chão) e tenho usado apenas as versões líquidas que rendem bem mais e evitam possíveis manchas. Olha, eu achava que só eu lavava panos de chão na máquina, mas fiquei menos preocupada em saber que outras pessoas fazem isso também. Eu sempre lavo eles por último, depois programo a máquina para fazer um ciclo de esterelização do tambor e quando termina eu ainda passo álcool dentro. E isso que vc falou sobre a maneira de estender a roupa realmente faz toda a diferença, eu também só mando passar o que é realmente necessário. Beijos

    1. Menina… eu não esterilizo o tambor não kkkkk. só quando apita o aviso na máquina para fazer a limpeza. porque são vários enxagues depois que lava os panos e ainda uso cândida. será que sou relapsa? rsrsrsrsrs

  2. Vanessa comentou:

    Oi Mari, aqui em casa eu uso tanquinho e máquina só p centrífugar, pq acho q a maquina não limpa também além de gastar muito água, mas estou querendo lavar tudo na maquina para otimizar o meu tempo e as suas dicas são, ótimas! eu comprei uns baldinhos para ir separando por cor, conforme vai sujando acho q também vai ajudar. Beijussss

    1. Van, acho que depende muito do modelo da máquina viu. a minha calcula a quantidade de água de acordo com o peso de roupas que coloco. ela tem tipo um sistema inteligente. eu quero comprar uns cestos para separar a roupa recolhida, que acho que vai facilitar na hora de guardar, já levar um cesto para cada quarto.

  3. samara comentou:

    Oi Mari, qual máquina de lavar você tem? A minha não possui nem metade das funções que vocês citaram acima, só as básicas mesmo (lavar, enxágue, enxágue duplo e centrifugação) e estamos pensando em troca-la por outra melhor. Beijos

    1. É uma Brastemp Ative. a minha especificamente já saiu de linha, mas as dessa linha Ative são ótimas. Minha mãe tem uma que comprou recentemente e você não precisa nem abastecer a cada lavagem os produtos. você coloca no compartimento e ela vai utilizando conforme necessidade. Beijos