Enxoval de Bebê – O que Alugar

Um dos posts mais acessados, aqui no blog, é o que falo sobre enxoval para recém-nascido. Acho que o enxoval do bebê é algo que gera certa ansiedade para as mamães, principalmente as de primeira viagem. Mal descobrimos que estamos grávidas e já começamos a pensar no que comprar, se vale a pena viajar para fazer o enxoval fora, se fazemos por aqui mesmo.

Eu passei por isso, de forma bem intensa, com a Nina, com o Luli de forma bem mais tranquila e, provavelmente, SEEEEEEEEE tivesse um terceiro filho (está fora dos planos ok pessoal? rs), faria muita coisa diferente.

Há algumas semanas eu escrevi um post contando para vocês sobre a Brinquedo e Brincadeira, uma empresa que aluga brinquedos e itens para bebês e crianças e, desde que conheci a empresa, navegando pelo site, fiquei imaginando o tanto de coisa que comprei para o enxoval da Nina (que o Yuri usou depois), que poderia ter poupado dinheiro e espaço, se conhecesse essa opção de aluguel.

Então, hoje vou dividir com vocês o que EU acho que não vale a pena comprar por alguns motivos: o preço é alto, principalmente se for comprar no Brasil, ocupa muito espaço na mala, quando compramos fora, os itens são usados por um período curto de tempo e você vai precisar ter espaço para guardar depois. Existem itens que compramos e acabamos usando por mais tempo, porque temos em casa, o que não significa que realmente é necessário, então, acho que esse ciclo de ir trocando conforme o desenvolvimento da criança é uma ótima proposta!

Recomendo que seja feita a conta de quanto tempo a criança vai usar o item (em meses) vs. o preço da locação do produto multiplicado por esse tempo. Na maioria dos casos vai ser mais vantajosa a locação.

Vocês podem fazer o download da lista de enxoval de Recém Nascido no link abaixo, com todos os itens que acho necessários para a chegada de um bebê.

Lista de Enxoval RN

Bomba de leite elétrica: eu nunca usei bomba de leite manual, mas ouço com frequência que, até o processo ser algo natural, ela não é tão prática quanto a bomba elétrica, e causa mais dor no ato da extração. Acho que praticamente toda mãe usará bomba de leite em algum momento, mas a frequência será sempre uma surpresa. Então, como a opção da locação existe, hoje eu não investiria nesse item não. Com os dois filhos eu usei bem no primeiro trimestre, depois foi ficando mais espaçado.

Medela1

Brinquedos grandes e para faixas etárias específicas: tapetes de atividades, centros de atividades, andadores (para quem é a favor, eu nunca usei aqui), móbiles, etc. Esses brinquedos são MUITO ÚTEIS! Mas são usados por um período determinado de tempo e, passando esse tempo, já não são mais interessantes para as crianças. E, além do preço, que normalmente é alto, o espaço que esses itens ocupam é o principal inconveniente.

BB7Cadeirinhas musicais e vibratórias: aqui não usei essas cadeirinhas, tenho um pouco aflição daquele saculejo (rs), uso até hoje o bercinho de balanço da Fisher Price (foto abaixo), que achei que foi um super investimento e, atualmente, é encontrado facilmente em lojas de brinquedos e artigos para bebês por uma faixa de R$ 350,00. Mas, para quem gosta das cadeirinhas musicais, também é um item de vida útil curta, que ocupa bastante espaço e vale a pena alugar.

Bercinho

Bumbo: esse é um item que não comprei, tive muita vontade de usar com a Nina, mas fiquei só na vontade e, com o Luli, aluguei na Brinquedo e Brincadeira na época em que ele estava querendo sentar, mas não estava muito firminho. Foi sensacional! Eu podia deixar ele mais à vontade sentadinho, levei para uma viagem para ele comer, então usei como cadeirão também, e quando ele começou a sentar e as perninhas começaram a ficar apertadas, devolvi e troquei por outro item. Foi ótimo, porque esse item é bem caro, e o tempo que você realmente usa é super curto.

Bumbo_luliCercadinho / Bercinho Desmontável: em casa temos o bercinho na casa da minha mãe e usamos quando vamos pra lá. Mas não valeu a pena. Um cafofinho no chão resolveria o problema, visto a frequência que usamos o produto. O cercadinho é a mesma coisa. Vai chegar uma hora que a criança não vai querer ficar lá de jeito nenhum, fora os que são mais arteiros e aprendem a pular o cercado. Considerando o preço e o espaço, se for desejo da mamãe ter esse item em casa, eu alugaria.

Bercinho

Canguru: esse foi um item que comprei na empolgação no enxoval da Nina, usei 1 vez, com o Luli usei um pouco mais, mas definitivamente não faz parte do meu estilo de vida. Sempre usei mais o carrinho. Então, eu alugaria primeiro um, para ver se me adaptaria e, se achasse que realmente valeria a pena, compraria depois.

IMG_5781

Eu tenho uma listinha de ideias de posts sobre enxovais, pois vejo que ajuda muito as mamães que estão esperando a chegada dos bebês. Se tiverem ideias sobre esse tema, deixem nos comentários.

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Letícia comentou:

    Ma qual empresa aluga bomba de leite????