Alternativas Baratas para Cuidar de Bebês e Crianças

Quando eu fiz o enxoval da Nina, o dólar ainda tinha uma taxa de conversão boa, e eu comprei muita coisa, para zilhões de finalidades diferentes, para cuidar da pequena. E desde que me tornei mãe, vejo que a variedade de produtos e as novidades, no que se refere a cuidados de bebês e crianças, surgem sem parar, mas, nem sempre, todo mundo tem acesso a isso. Além disso, alguns itens não são fáceis de encontrar, quando procuramos aqui no Brasil. Existem muitas lojas e sites de produtos importados, mas tudo acaba custando caro, em função do câmbio atual.

Então, hoje vou fazer um post com algumas alternativas baratas para produtos que, hoje em dia, são super comentados, mas nem sempre encontramos facilmente. Outros são encontrados em qualquer farmácia, mas existem alternativas mais em conta também.

São como alternativas das “Organizações Tabajara” hahahahahahaha.

Bolsa de Água Quente –> Alternativa Tabajara: Fraldinha de Pano Passada com Ferro

BolsaTermicaMMAqui em casa não tivemos problemas traumáticos com cólicas, mas uma dorzinha de barriga aqui, gases ali, rolavam com certa frequência, principalmente no primeiro trimestre de vida. Sempre funcionou encontrar uma posição em que o Luli e a Nina se sentissem mais confortáveis, normalmente de barriga para baixo, com a palma da minha mão na barriguinha, fazendo uma leve pressão, esperar eles se acalmarem, e aí colocar a bolsinha de água quente na barriga. Inúmeras sonecas e sonos noturnos aconteceram com eles de bruços, com a barriga em cima da bolsinha.

Mas, se você não tem uma bolsinha assim, a alternativa Tabajara é passar uma fraldinha de pano com o ferro bem quente e colocar, inicialmente, por cima do macacão, depois por cima do Body e, quando já estiver em uma temperatura bem morninha, direto na pele. Ela vai esfriar mais rápido que a bolsa de água quente, tem o inconveniente de ir colocando cada vez mais próximo da pele, para o calor fazer efeito, mas funciona! Em casa eu nunca usei desse artifício, mas já precisei usar em passeios, na casa de parentes, porque nunca andei com uma bolsa de água quente na bolsa, e a dor de barriga surgiu de surpresa.

Creme para Tratamento de Assaduras –> Alternativa Tabajara: Secador de Cabelo e Amido de Milho

DesitinO Luli nunca teve uma assadura que precisasse de alguma medida adicional, além de uma camada extra de creme preventivo. Já a Nina, com uns 10 meses, teve um diarreia feia e o bumbum ficou super assado. Durante um dia, a cada troca de fralda, eu lavava o bumbum com água morna e sabão neutro, secava com o ar frio do secador, e dá-lhe amido de milho. Se a assadura não for daquelas super hiper mega powers, essa solução é do tempo da carochinha e super eficiente! Nos casos em que o negócio é mais intenso, é melhor falar com o pediatra, pois pode ser necessário até cremes com substâncias específicas para cicatrizar a pele.

Lencinhos Umedecidos –> Alternativa Tabajara: Higiapele com água

Lenço

Se tem um produto para bebê caro, esse produto é o lencinho umedecido. Ok, eles são super práticos e eu não vivo sem! Aliás, meu marido faz estoque que daria para ter mais uns 3 bebês em casa, mas eles continuam sendo caros. Aí, uma alternativa que limpa super bem, e deixa um cheirinho agradável, o que só a água morna não faz, é o Higiapele. Só que usar ele puro, sairá tão caro quanto os lencinhos. A solução então, é a dica da Katia Ouang, do Blog Minhas Dikas, de dissolver o conteúdo do frasco em água. Eu uso a proporção de 1,5 L de água para um frasco de Higiapele. Dura uma eternidade e tira todo aquele cocô amarelo que tinge a pele dos bebês.

Esterilizadores de Mamadeiras –> Alternativa Tabajara: Panela, água e fogão

Esterilizador

Eu acho o esterilizador de mamadeiras um produto super prático, principalmente para mim, que tenho a cabeça meio avoada, faço mil coisas ao mesmo tempo, e aí não preciso me preocupar com a hora de tirar os utensílios do esterilizador. Porém, para quem não quer investir em um produto desses, é só ferver as mamadeiras, bicos, chupetas e utensílios em uma panela com água fervente. O inconveniente é que, se você for como eu, pode derreter tudo logo na primeira esterilizada, como já fiz nas vezes que usei dessa alternativa. Mas se você for mais atenta, funciona!

Tapa Sol –> Alternativa Tabajara: Fraldão de Pano

TapaSol

Olha, eu não sei vocês, mas se tem um negócio que me irrita, são esses tapa sol de carro. Essas ventosas perdem o poder de fixação com o tempo, sempre tem um pedaço do vidro que não está protegido, e é bem por ele que entram todos os raios solares do universo, que fazem a criança ficar com os olhos espremidos. Além disso, a criança fica puxando o treco e acaba rasgando (aqui já rasgaram quatro), o negócio enrosca quando você aperta o botão para a cortininha subir… enfim, acho esse item bem desnecessário e uma alternativa que Ok, não fica aquela lindeza e nem um pouco lúdico, é um fraldão de pano preso no vidro. Acho absurdamente mais eficiente!

Lenços para Nariz –> Alternativa Tabajara: Lenço Umedecido para Recém Nascido

BoogieWipes

Eu simplesmente AMO esse produto! Sabe quando o bebê acorda com o nariz congestionado, cheio de catarro duro no bigode? Você passa esse lencinho, que é umedecido com soro fisiológico, e a meleca dissolve e limpa muito fácil! Além disso, em períodos de gripes e resfriados, ele não machuca a pele do narizinho, super delicada, como os lencinhos de papel. Só que o problema é que ele só é vendido nos gringos, e para comprar aqui custa caro. Sempre que sei de alguém que vai viajar eu peço um estoque, mas ainda assim não tem saído muito em conta não. A parte boa é que tem uma solução tabajara!!!! Os lencinhos umedecidos para recém nascido (eu uso os da johnsons), que são sem perfume!!! Nunca usei com o Luli bebezico, mas com uns seis meses eu já usava com alternativa e funciona bem.

Baby Bath Soothing Vapor –> Alternativa Tabajara: Vick Vaporub

Baby Bath

Esse é mais um produto que eu AMO, AMO, AMO para aliviar sintomas de gripes e resfriados. É uma espuma com fragrância de eucalipto para colocar na água da banheira. Você fecha os vidros e porta do banheiro, coloca na água quentinha e o ambiente fica como uma sauna. Aqui é muito eficiente para descongestionar as crianças e até eu uso quando estou resfriada, colocando em um potinho com água quente na prateleira de shampoos, enquanto tomo banho.

No Brasil ele não é vendido, em função da burocracia da ANVISA, pois ele teria que ser registrado como medicamento, mas uma alternativa é usar o unguento de Vick nos azulejos do banheiro, ou um pouco dissolvido em água quente na água da banheira também. Vai ter o mesmo efeito do cheiro de eucalipto e fazer do banheiro uma “sauninha”. Eu não levo o Baby Bath para viagens, mas um potinho de vick eu sempre tenho e já usei como alternativa.

E vocês, têm alguma dica de soluções tabajara também? Compartilhem com a gente!!!

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Joseane comentou:

    Boa tarde, Mari.
    Uma coisa que sempre uso é um “saquinho” de pano com ervas para fazer a função da bolsa de água quente. Aqui custa por volta de $25,00. coloco 1min no micro e na barriga do bb (ou na minha testa, costa, ombros…). santo alívio, e o cheirinho…