Como Aliviar Alguns Desconfortos da Fase Final da Gestação

Há um tempo atrás contei para vocês da falta de glamour durante a gestação que, normalmente, não vemos nas redes sociais né? Estou na reta final, muita coisa já melhorou, mas tem coisas que pioraram (rs). Então, listei para vocês os principais incômodos que estou tendo nesse finalzinho de gestação, prestes a completar 36 semanas, e o que tenho feito para melhorar.

Intestino Preso

Essa acho que é clássica não só das grávidas, mas de muitas pessoas que não estão nessa condição né? O mais incrível disso tudo é que conversando com a Vania, minha fisioterapeuta que faz as drenagens aqui em casa, ela falou sobre um estudo de que boa parte dos problemas de constipação intestinal não são decorrentes de ingestão insuficiente de fibras, como muitos acreditam, mas da posição que ficamos para ir ao banheiro.

O vídeo abaixo é em inglês, mas é bem ilustrativo, e mesmo para quem não tem familiaridade com o idioma acho que dá para entender o conceito. É um vídeo para comercialização de um produto, mas a explicação é muito legal!

No vídeo é explicado que anatomicamente o ser humano foi “desenhado” para eliminar as fezes na posição de cócoras. Com o advento dos banheiros, buscou-se mais conveniência, porém, alguns problemas surgiram em função da posição que estamos quando vamos ao banheiro: hemorroidas (oi, conheço bem), constipação, colite, apendicite e câncer de intestino. E é então que a posição de cócoras é mais que recomendada para pacientes com esses tipos de problemas.

O vídeo mostra que existe um músculo que nos permite controlar a eliminação das fezes que fica no reto, ao final do intestino. Quando estamos sentados, esse músculo fica parcialmente relaxado, o que causa uma “barreira” para a passagem das fezes. Já de cócoras, esse músculo fica totalmente relaxado e deixa o reto totalmente livre para a eliminação das fezes.

A Vania me falou que não é normal fazer força para ir ao banheiro, que ir ao banheiro tem que ser um processo natural. Essa foi a dica que mais mudou minha vida! Eu nunca tive problemas com intestino preso, me alimento bem e realmente não considero que falte fibras ou líquidos na minha alimentação. Mas ainda assim, da mesma forma que aconteceu na gestação da Nina, dessa vez meu intestino ressecou bem nessa reta final.

Só que não dá para ficar de cócoras no chão né minha gente? hahahahahaha. Então, como não compraria esse produto do vídeo, passei a usar a escadinha que a Nina usa para ir ao banheiro. É incrível, mas logo na primeira vez que usei dessa alternativa já vi o resultado na hora e NUNCA MAIS tive problemas com isso. Funciona mesmo. Nos dias que esqueço e acabo ficando com preguiça de pegar a escadinha me arrependo até o último fio de cabelo e acabo interrompendo o processo. Para mim ficou mais de provado que o meu problema era a posição e não a alimentação.

Para quem tem esse problema, faça o teste e me conte se não é realmente fantástico.

Dores e Inchaço

Massagem

Imagem Google Imagens

É dor em tudo né? Na perna, na lombar, no pé, nas costas, no ombro…rs. Eu tenho a estrutura super pequena, então o peso da barriga judia mesmo de mim. Foi assim na gestação da Nina e tem sido assim agora. Já o inchaço, não tive quando esperava a Nina, e dessa vez está pouco, mas apareceu. Coloco o sapato de manhã e após algumas horas ele já está apertado. E o sapato a que me refiro são sapatilhas e o que há de mais confortável. O que fica bom é tênis, chinelo e rasteirinha, mas não é para todo lugar que é possível.

Para essas dores e inchaço tenho feito drenagem linfática duas vezes por semana com a Vania (contato@fisiomaterna.com.br) que é especializada em gestantes e pós parto. A Vania inclusive já escreveu um post sobre drenagem linfática para nós.

Eu suspendi, há duas semanas, as aulas com o personal, pois estava muito cansada, e aumentei um dia de drenagem na semana. Ajuda muito, muito, muito. Além de relaxar, a Vania sabe pegar direitinho os pontos de dor e eu me sinto outra pessoa!!!!!

Dor no nervo ciático

ciático

Imagem Google Imagens

Deixei a dor no nervo ciático em outro tópico porque a Vania me deu uma dica muito boa e que me ajuda muito. Na gestação da Nina eu travei totalmente de uma crise do nervo ciático que tive. Não conseguia me mexer, sem exagero! Foi horrível!!! Dessa vez não travei, mas percebia ele bem dolorido. Aí a Vania me orientou a sempre que eu for mudar de posição (deitar, sentar, levantar…) contrair a musculatura do bumbum. Isso porque, o nervo ciático está meio “solto” lá na região do quadril, e a todo momento estamos o tencionando. No caso das gestantes então, é pior ainda, porque o peso da barriga tenciona mesmo. É uma coisa boba gente, mas é incrível como todas as vezes que me lembro e coloco em prática essa dica a dor não vem. Quando estou distraída e não contraio a musculatura quando sento ou levanto é batata, a fisgadinha aparece.

Posição para Dormir

almofada

Imagem Google Imagens

Por incrível que pareça, mesmo com a minha barriga gigante, ainda estou conseguindo dormir de lado. Nessa fase, na gestação da Nina, mesmo com a barriga menor eu só conseguia dormir praticamente sentada. E o que resolveu minha vida foi esse almofadão da foto que comprei na FOM. Eu sei que existem alternativas mais em conta no mercado, mas como é algo que dá para usar depois para amamentar, para colocar o Yuri sentado, e a Nina amou a almofada, achei que valia o investimento, pois adoro os produtos dessa marca, pelo fato de se ajustarem perfeitamente ao corpo e não deformarem. A almofada também pode ser lavada direto na máquina e não deforma. Quando o Yuri nascer acho que vou sentir saudades de dormir com meu “salsichão”, como meu marido apelidou minha almofada…rs.

E então, gostaram das dicas? Tem mais alguma para compartilhar?

Beijos e bom final de semana!!! Mari

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários

  1. gabriela tefili comentou:

    MAri, não achei o vídeo.

  2. Nagela Cardoso comentou:

    Mari, não consigo ver o video e se precisar ir no banheiro de cabeça para Baixo, eu vou!! quero ver, quero entender e me adequar a posição.

    Vc beeem sabe, que sofri muito com hemorroidas!! fiz cirurgia em janeiro, mas ela volta se não cuidar!!

    morro de medo!

    bjinhosss