Como Lavar as Roupas do Enxoval do Bebê

Oi gente! Como passaram de feriado prolongado?

Por aqui passamos o final de semana na casa dos meus pais, no interior de SP, e a segunda e a terça em casa, organizando bagunça, cuidando da Nina que ficou resfriada, fazendo comidinhas para comer direito e congelar para as próximas semanas, “descansando” (bem entre aspas meeeeeeeeeeesmo…rs), e lavando e passando as roupinhas do Luli!!!! E é sobre essa última tarefa que vou falar hoje.

Quando eu estava grávida da Nina, com 6 meses de gestação as roupinhas dos tamanhos 0 até 9 meses estavam todas lavadas e passadas. Ansiedade me definia! Quem lavou e passou tudo para mim foi minha mãe e eu não sei direito como ela fez. Só sei que mandei o sabão que queria que ela usasse e não foi usado amaciante, porque eu achava que não podia. Hoje já sei que se o produto for adequado para a pele sensível dos bebês não tem problema nenhum.

Dessa vez eu quis assumir essa tarefa porque tenho a sensação de que não curti a gestação do mesmo jeito que foi com a Nina e senti uma vontade e uma necessidade forte de cuidar disso, para relembrar as coisas que comprei, que ganhei, e ter um momento para cuidar das coisas do meu pequeno.

Diferente da primeira vez, essa atividade começou com oito meses e meio de gestação e só lavei as roupinhas dos tamanhos até 3 meses, roupa de cama, banho e fraldinhas. Conforme o Yuri for crescendo eu vou lavando as roupinhas maiores. Dessa vez também tem o fato de a ansiedade estar chegando mais forte agora (com a Nina acho que desde que descobri a gravidez já estava ansiosa…rs), e quem já é mãe de dois ou está grávida do segundo sabe que tudo sai mais “atropelado”, já que o primeiro filho consome boa parte do nosso tempo livre.

Nunca fiz grandes pesquisas sobre esse tema e, como faço em muitas situações, usei minha intuição e o que acho que faz sentido na minha casa e no meu dia a dia, que é o que vou compartilhar com vocês. Então, não levem a ferro e fogo ok? Considerem que é a minha experiência e, para quem achar legal, pode aproveitar as “dicas”.

1. Comprei sabão líquido e amaciante da marca Vida Macia. De todas as marcas que usei quando a Nina era bebê, essa é a minha preferida. Acho o cheirinho delicioso, bem suave e apesar de deixar as gavetas e armários super perfumados, não é forte a ponto de incomodar. Não usei o amaciante nas roupas do enxoval da Nina porque não conhecia, mas logo que vi no supermercado, passei a usar também. Dessa vez, já usei no enxoval do Yuri nessa primeira lavagem.

Sabão

2. Cortei as etiquetas somente das roupas que terão contato com a pele, basicamente dos bodies, já que calças e macacões sempre estarão por cima de bodies e não vi necessidade de ter essa trabalheira agora. Boa parte do enxoval do Yuri para esse primeiro trimestre é da Carters e as etiquetas são bem macias, então, se no dia a dia achar necessário, vou cortando as etiquetas que ficaram nas calças e macacões depois.

3. Como minha máquina é bem grande (capacidade de 11 kg) eu agrupei as roupas para juntar a maior quantidade possível em cada “monte”, o que gerou três rodadas da máquina ligada para lavar tudo: roupas brancas, roupas escuras (azul marinho, preto, vermelho, vinho, etc), e roupas coloridas (de cores mais claras). Não separei roupa de cama e de banho das outras roupinhas, já que essa primeira lavagem é mais para tirar a poeira e algum resíduo que tenha nas roupas. Não tem roupa encardida e usada ali no meio, então, não vi necessidade de separar nada. O que fiz foi separar roupas mais delicadas em saquinhos para não pegar pêlos e soltar fios ou linhas.

4. Usei o programa “lavagem antialérgica” com o nível de sujeira baixo e centrifugação super alta. Nesse programa a minha máquina aquece a água e usa um programa de enxague que não deixa qualquer resíduo. Se minha máquina não tivesse essas opções, eu usaria o programa de roupas delicadas.

5. Como o tempo estava bom, demorou menos de um dia para tudo estar seco.

6. Só passei as coisas que saíram amassadas da máquina, em função do programa de lavagem que usei. Meias, macacões de plush que saem praticamente secos e sem nenhum amassado, almofadas, etc, eu não passei.

7. Não guardei nada em saquinhos, já que as coisas que lavei são as que vou usar logo nos primeiros meses. Só limpei bem as gavetas com pano úmido para tirar qualquer vestígio de poeira, passei um pano seco depois para evitar que ficasse umidade e pronto.

A minha diarista me ajuda a lavar as minhas roupas, do meu marido e da Nina e como, a princípio, eu não terei empregada todos os dias quando o Yuri nascer, quero continuar cuidando das roupinhas dele e se ver que algo não deu certo vou contando para vocês.

Quando eu terminar de arrumar a cômoda e o guarda-roupas faço um post contando como organizei tudo.

E me contem nos comentários, como vocês cuidam das roupinhas dos pequenos?

Beijos!!!! Mari

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários

  1. Monica VACCARI comentou:

    Ola Mari!

    Basicamente uso as mEsmas regras e ate o mEsmo sabaO, testei outros mAs esta marca é a mais cheirOsa…quanto a lavagem do enxoVAl comPleto Fiz a DIVISÃO na comoda e no guarda roupAs, de 0 a 3 de 3 a 6 e assIm por Diante Ate 1 aNo, mas Nao comprei muIta coisa de 9 a 12….e assim como voce iniciei com seis meses e meIo e minha mae que lavava e passava e eu organizava tudo nas gaveTas, pois estava de repouso….mas nem sempre as coisaS acontecem Como planejamos e aos sete meses e um dia Olivia chEGou…como sofri dessa aNSiedade de mae de pRimeira viagem, basicamente tudo estava pronto…mas cOmo a neNem passou 53 dias entre uti e seMi nesse PERÍODO minha mae ficou uNs dias em casa e acabou de lavar e passar o que faltava….por um lado ser METÓDICA , organizada e ate mesmo NEURÓTICA com ORGANIZAÇÃO como mE entitulAm Foi providencial devido a SITUAÇÃO que passamos….ah, com o nascimento pRematuro tivemos uma nova gaveta com tamanho Rn E Algumas pecas de newborn (aInda bem que as ComPrei) olivia usou basicamente essAs e algumas pecas que ganhamos da tiptop para prematutos durante quase os QuAtro primeiros meses….no Final de marCo iniciamos o uso da gaveta de 0 a 3 meses…. BEm por aqui foi isso que aconteceu…

    1. oi Mo, eu fiz essa divisão por tamanho também das coisas que ainda não estão lavadas. Mas acho que vou liberar as gavetas que usei para guardar outras coisas e deixar as coisas que ainda são grandes em caixas. realmente não temos o controle de tudo né? rs. por isso quero tentar deixar tudo pronto nas próximas duas semanas, para se o Yuri decidir conhecer a mamãe antes, eu estar mais tranquila. Beijão!

  2. Liana comentou:

    As roupas da Lulu uso o Baby Soft tradicional (bege) adoro o cheirinho e até hoje, ela com 2 anos e meio, lavo na mão separada da roupa de casa! É engraçado o qto o cheiro das roupinhas dela, lavadas com esse sabão, me faz lembrar dela… oh nostalagia…kkkkkk
    bjokas

    1. hahahahahaha. Aqui há tempos que lavo a roupa da Nina junto com a nossa. mas quando lavei as do Luli senti essa nostalgia também lembrando dela bebezinha.

  3. Isabela comentou:

    Estou amando as dicas,eu estava toda perdida mais entrei aqui e me achei toTal em tudo .