Cardápio Semanal e Receita Fácil de Torta de Liquidificador com Farelo de Aveia e Recheio de Salmão

Na semana passada postei a foto de uma torta de salmão que fiz para o jantar no Instagram (@blog_mamiemais) e no facebook do blog e ela deu o que falar!!! Muita gente pedindo a receita, querendo saber mais detalhes, e realmente ela ficou MUITO boa!!!! A massa é de uma torta de liquidificador que já postei aqui para vocês, mas fiz a substituição da farinha de trigo por farelo de aveia e deu muito certo. A massa ficou mais leve, mais aerada, e eu achei melhor que a receita original.

Mas a verdade é que eu acho que o que deu a graça toda na torta e o que deixou ela realmente boa foi o recheio. Então, hoje vou dividir a receita com vocês e, no final do post, compartilhar o cardápio da semana.

IMG_4180

Ingredientes para a Massa

2 ovos pequenos

½ xícara de óleo

1 xícara de leite

½ xícara de amido de milho

½ xícara de farelo de aveia

1 pitada de sal

½ colher de fermento em pó 

Modo de Preparo da Massa

1. Pré aqueça o forno a uma temperatura de 200º C

2. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador (coloque primeiro os líquidos e depois os secos), com exceção do fermento, até a massa começar a formar bolinhas de ar.

3. Adicione o fermento e dê algumas pulsadas só para incorporar na massa.

4. Unte um refratário de vidro retangular com manteiga. O tamanho tem que ser suficiente para o refratário ser preenchido até a metade da altura para que a massa tenha espaço para crescer.

5. Coloque uma parte da massa, todo o recheio (receita abaixo), e o restante da massa.

6. Se quiser, polvilhe com parmesão ralado (fica bem mais gostoso… e mais gordo também…rs).

7. Leve para assar por aproximadamente 20 – 30 min ou até dourar as laterais e a parte de cima (como o refratário é de vidro, você consegue ver fácil se está dourada nas laterais).

IMG_4179

Ingredientes para o Recheio

Azeite de oliva

01 alho poró cortado em rodelas finas

200 g de queijo cottage

½ maço de brócolis ninja cozido al dente picadinho

500 g de filé de salmão com pele temperado com sal a gosto

Modo de Preparo do Recheio

1. Em uma frigideira aqueça um fio de azeite e coloque o salmão com a pele para baixo. Tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar rosada. Reserve na própria frigideira.

2. Aqueça uns fios de azeite em uma panela e acrescente o alho poró. Deixe refogar até murchar.

3. Acrescente o queijo cottage e misture.

4. Acrescente o brócolis e misture.

5. Retire a pele do salmão e desfie com o garfo na própria frigideira para que ele pegue o gostinho da gordura que vai se formar ao fundo. Incorpore o salmão desfiado ao recheie e acerte o sal.

Essa receita vocês precisam testar! Tenho certeza que não vão se arrepender. De todos os recheios que já fiz para essa torta, esse sem dúvidas foi o mais delicioso! Além disso, fica uma torta bem nutritiva!!!!

Agora o cardápio da semana que vai só até quarta-feira, já que na quinta e na sexta o marido viaja e eu improviso com o que der vontade.

Segunda-feira: sopa de cenoura, batata, vagem, abobrinha, carne moída e macarrão ave maria (fiz ontem à noite, ficou uma delícia e sobrou). 

Terça-feira: arroz integral, filé de peixe assado empanado com aveia, berinjela assada (tenho congelada) e salada de rúcula, alface, cenoura ralada, beterraba ralada, tomate e milho baby (preciso turbinar as fibras na minha alimentação porque o intestino deu trabalho nessa semana que passou). 

Quarta-feira: arroz integral (vou fazer na terça-feira o suficiente para sobrar para quarta), frango desfiado com cenoura, milho e espinafre (está congelado), abóbora japonesa cozida no vapor, a mesma salada de terça-feira.

E força para mais uma semana, porque por aqui as coisas estão em uma correria sem fim!!!!

Beijos! Mari

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. AnÔnimo comentou:

    Esta receita de torta de salmão fIcou uma delícia!!
    Obrigada pelas dicas do seu blog e por compartilhar com a gente!!