Cardápio Semanal e Receita Fácil de Torta de Liquidificador com Farelo de Aveia e Recheio de Salmão

Na semana passada postei a foto de uma torta de salmão que fiz para o jantar no Instagram (@blog_mamiemais) e no facebook do blog e ela deu o que falar!!! Muita gente pedindo a receita, querendo saber mais detalhes, e realmente ela ficou MUITO boa!!!! A massa é de uma torta de liquidificador que já postei aqui para vocês, mas fiz a substituição da farinha de trigo por farelo de aveia e deu muito certo. A massa ficou mais leve, mais aerada, e eu achei melhor que a receita original.

Mas a verdade é que eu acho que o que deu a graça toda na torta e o que deixou ela realmente boa foi o recheio. Então, hoje vou dividir a receita com vocês e, no final do post, compartilhar o cardápio da semana.

IMG_4180

Ingredientes para a Massa

2 ovos pequenos

½ xícara de óleo

1 xícara de leite

½ xícara de amido de milho

½ xícara de farelo de aveia

1 pitada de sal

½ colher de fermento em pó 

Modo de Preparo da Massa

1. Pré aqueça o forno a uma temperatura de 200º C

2. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador (coloque primeiro os líquidos e depois os secos), com exceção do fermento, até a massa começar a formar bolinhas de ar.

3. Adicione o fermento e dê algumas pulsadas só para incorporar na massa.

4. Unte um refratário de vidro retangular com manteiga. O tamanho tem que ser suficiente para o refratário ser preenchido até a metade da altura para que a massa tenha espaço para crescer.

5. Coloque uma parte da massa, todo o recheio (receita abaixo), e o restante da massa.

6. Se quiser, polvilhe com parmesão ralado (fica bem mais gostoso… e mais gordo também…rs).

7. Leve para assar por aproximadamente 20 – 30 min ou até dourar as laterais e a parte de cima (como o refratário é de vidro, você consegue ver fácil se está dourada nas laterais).

IMG_4179

Ingredientes para o Recheio

Azeite de oliva

01 alho poró cortado em rodelas finas

200 g de queijo cottage

½ maço de brócolis ninja cozido al dente picadinho

500 g de filé de salmão com pele temperado com sal a gosto

Modo de Preparo do Recheio

1. Em uma frigideira aqueça um fio de azeite e coloque o salmão com a pele para baixo. Tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar rosada. Reserve na própria frigideira.

2. Aqueça uns fios de azeite em uma panela e acrescente o alho poró. Deixe refogar até murchar.

3. Acrescente o queijo cottage e misture.

4. Acrescente o brócolis e misture.

5. Retire a pele do salmão e desfie com o garfo na própria frigideira para que ele pegue o gostinho da gordura que vai se formar ao fundo. Incorpore o salmão desfiado ao recheie e acerte o sal.

Essa receita vocês precisam testar! Tenho certeza que não vão se arrepender. De todos os recheios que já fiz para essa torta, esse sem dúvidas foi o mais delicioso! Além disso, fica uma torta bem nutritiva!!!!

Agora o cardápio da semana que vai só até quarta-feira, já que na quinta e na sexta o marido viaja e eu improviso com o que der vontade.

Segunda-feira: sopa de cenoura, batata, vagem, abobrinha, carne moída e macarrão ave maria (fiz ontem à noite, ficou uma delícia e sobrou). 

Terça-feira: arroz integral, filé de peixe assado empanado com aveia, berinjela assada (tenho congelada) e salada de rúcula, alface, cenoura ralada, beterraba ralada, tomate e milho baby (preciso turbinar as fibras na minha alimentação porque o intestino deu trabalho nessa semana que passou). 

Quarta-feira: arroz integral (vou fazer na terça-feira o suficiente para sobrar para quarta), frango desfiado com cenoura, milho e espinafre (está congelado), abóbora japonesa cozida no vapor, a mesma salada de terça-feira.

E força para mais uma semana, porque por aqui as coisas estão em uma correria sem fim!!!!

Beijos! Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 comentários

  1. AnÔnimo comentou:

    Esta receita de torta de salmão fIcou uma delícia!!
    Obrigada pelas dicas do seu blog e por compartilhar com a gente!!