Cardápio Semanal e Receita Fácil de Peixe Assado com Berinjela e Purê de Batata com Espinafre

Pessoal, nessa semana ficarei off dos posts aqui no blog. Esse será o único da semana. Tenho muitas coisas pessoais para resolver e na sexta, logo após o almoço, vou com a Nina e o papai para Olímpia. Compramos um cupom no Groupon e vamos arriscar. Depois conto tudo para vocês.

O cardápio dessa semana vai só até quinta-feira, já que sexta vamos jantar no hotel. Vou usar algumas coisas congeladas e bem práticas, para perder o mínimo de tempo possível na cozinha. E no final do post, vou passar duas receitinhas que fiz para o cardápio da semana passada e que acho que valem ser compartilhadas.

Segunda-feira

– Peito de frango com molho de leite de coco (está congelado de um almoço de sábado que fiz)

– Espinafre refogado

– Milho cozido

– Purê de mandioquinha

Terça-feira

– Carne moída (está congelada)

– Arroz integral

– Abobrinha refogada com ervilha Daucy (é a marca que mais gosto de legumes congelados)

– Salada verde

Ervilha

Quarta-feira

– Feijão branco com atum (o feijão branco é enlatado)

– Batata assada

– Cenoura cozida

Quinta-feira

– Hambúrguer de picanha (o da foto, que compro no Pão de Açúcar)

– Arroz branco

– Chuchu refogado

– Salada verde

Hamburguer

E agora as receitinhas que citei no início do post.

Eu “inventei” dois pratos com os ingredientes que já tinha em casa, coloquei no cardápio da semana e torci para que ficassem bons. Foi um peixe assado com berinjela e um purê de batata com espinafre. Deu muito certo!!!! O jantar ficou super leve, saboroso, saudável e até o meu marido que não curte berinjela, se não for a que a mãe dele faz, e só de um jeito, elogiou e ainda repetiu!

DSC_0428 DSC_0429

Espero que vocês gostem, e se testarem me digam o que acharam.

Peixe Assado com Berinjela 

– Aproximadamente oito filés de abadejo ou outro peixe de carne mais firme (tilápia, cação, até sardinha acho que deve ficar bem saboroso!)

– 02 berinjelas

– 02 tomates maduros

– azeitona preta picada a gosto

– cheiro verde a gosto

– sal, pimenta do reino e páprica a gosto para temperar o peixe

– 01 colher de sopa de mostarda dijon

– shoyo e sal a gosto para temperar a berinjela

– azeite de oliva

– Gergelim

  1. Coloque o forno para aquecer a uma temperatura de 200 graus
  2. Cubra o fundo de um refratário com azeite, acomode os filés de peixe e tempere com sal, pimenta do reino e páprica a gosto. Eu colocaria limão também, mas como não tinha em casa, foi sem mesmo. Acho que fica bom porque super combina com peixe!
  3. Em uma tigela ou refratário fundo misture berinjela picada em cubos, tomate picado em cubos, a azeitona preta, o cheiro verde, a mostarda dijon, regue com shoyo e azeite. Misture tudo e coloque uma pitada de sal. MUITO CUIDADO COM O SAL! Como os outros temperos já são salgados, se colocar muito não vai ficar legal. Eu colocaria pimentão (de qualquer uma das cores, ou todos misturados – vermelho, amarelo e verde), mas não tinha, então foi sem também…rs. Com certeza combina muito com o peixe e com a berinjela.
  4. Cubra o peixe com essa mistura de beringela, regue com bastante azeite de oliva, salpique gergelim, cubra o refratário com papel alumínio e deixe assar por aproximadamente 30 min. Não precisa tirar o papel alumínio.

 DSC_0420 DSC_0422 DSC_0424

Purê de Batata com Espinafre

Enquanto o peixe assava, preparei o purê.

– 01 pé de espinafre

– 02 batatas grandes

– 02 colheres de manteiga

– leite

– 01 colher de sopa de parmesão ralado

– uma colher de café rasa de noz moscada em pó

– sal a gosto

  1. Coloque água em uma panela para ferver. O suficiente para cobrir as batatas.
  2. Descasque as batatas e pique em quadrados para cozinhar mais rápido.
  3. Pique o espinafre bem miudinho. Eu piquei no processador.
  4. Quando a água ferver, coloque as batatas para cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou até ficarem bem molinhas.
  5. Refogue o espinafre em uma colher de manteiga
  6. Escorra as batatas, amasse e junte ao espinafre picado.
  7. Acrescente a outra colher de manteiga, o queijo ralado, a noz moscada e o leite. Mexa até a manteiga derreter e acrescente leite até ficar na consistência que gostar.
  8. Se achar necessário, acrescente sal.

Com certeza vou repetir essas receitas outras vezes, pois achei uma ótima variação para comer espinafre e berinjela. Acho a berinjela um alimento bem restrito para ser usado em receitas. Aliás, quem tem dicas de receitas com berinjela? Deixe nos comentários se souber de coisas diferentes.

DSC_0425 DSC_0426 DSC_0427

Com certeza vou repetir essas receitas outras vezes, pois achei uma ótima variação para comer espinafre e berinjela. Acho a berinjela um alimento bem restrito para ser usado em receitas. Aliás, quem tem dicas de receitas com berinjela? Deixe nos comentários se souber de coisas diferentes.

Boa semana e nos vemos por aqui na semana que vem!!!

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Neima comentou:

    Mari, eu costumo fazer a berinjela em cubinhos assada no forno e misturar com espaguete. Deixo bem douradinha (rego com azeite, sal e pimenta). Outra coisa que faço muito é assada com cebola, tomate, pimentão e manjericão, tudo em rodelas. Vario o tempo de cozimento, nos dias mais quentes deixo menos tempo e no fim acrescento rodelas de búfala. Nos dias mais frios, deixo cozinhar mais. Dá pra fazer caponata tb, é só acrescentar uvas passas e alguma castanha. Deu pra ver que só faço no forno, né. Amo a versão frita, mas não tenho coragem de fazer fritura em casa:p
    Bjs!

  2. Leticia comentou:

    1 pedaço de gengibre
    1 cebola
    3 dentes de alho
    1 beringela gRande
    SHoyu

    Corte a beringela em cubos grandes, coloque na panela com um pouco de agua, mas bem pouco apenas pra murchar um pouquinho a beringela e ela nao ficar muito dura. Cuidado com a ágUa, se colocar muita agua ela fica muitO mole e não fica tao gostoso.

    Em um recipiente a parte, corte a cebola em cubinhos pequenos, rale o gengibre, o alho pode ser amassado e coloque o shoyu, fica um molho delicioso, coloque a beringela junto e deixe na geladeira pra curtir o tempero. Fica uma Delicia!!!!

    Adoro seu blog!!!