Quais Roupas Comprar para o Bebê de 4 – 6 meses

Como o cardápio da semana passada não foi utilizado, vou usá-lo nessa semana e hoje o post será sobre outro tema, já que os cardápios semanais já viraram os posts de segunda-feira.

Há duas semanas falei sobre as roupinhas e quantidades que acho bacana comprar no tamanho 0 – 3 meses para o enxoval, e hoje vou falar sobre o próximo trimestre, dos 4 – 6 meses. Fiquei super contente com a repercussão do post anterior sobre o tema. Foi o dia em que o blog bateu recorde de acessos!!!!! Muito obrigada gente :-)

No segundo trimestre de vida, o bebê ainda usa muito o trivial body, mijão / culote e macacão, mas já dá para começar a pensar em algumas coisinhas mais charmosinhas e modernas, já que muitas mães já começam a colocar “as caras” na rua e querem o bebê com algo mais arrumadinho que um body com culote, eles começam a ficar mais durinhos, dá para segurar no colo sentadinhos, eles também já dormem menos e a roupa começa realmente a aparecer, além de ficarem de bruços, onde detalhes nas costas e bumbum passam a ser fofos.

Seguindo a mesma estrutura do post anterior, vou falar de cada tipo de peça. Dessa vez não vai ter fotos das roupinhas dessa fase do Yuri, senão o post não sairia nunca…rs. As imagens que coloquei são de roupinhas da Hartstrings, bem parecidas com peças que comprei, mas são só como uma referência ok?

Bodies

Como no primeiro trimestre, os bodies ainda são bem usados por baixo de macacões. Mas nessa fase já dá para começar a montar os primeiros looks com calças mais transadinhas e bodies, então os bodies com estampas divertidas e detalhes já começam a ser uma boa pedida, sem esquecer dos básicos, lisos e neutros, que são super versáteis.

Os kits de três peças da Carters continuam sendo uma ótima pedida para ficar em casa ou dormir e as estampas no bumbum deixam qualquer um enlouquecido quando os pequenos começam a ficar de bruços.

O cocô continua mole, já que a maioria dos bebês ainda só mama nessa fase, então vale a dica do primeiro trimestre para ter uma quantidade razoável que será utilizada nas trocas diárias.

Considere a estação do ano nesse trimestre para definir se comprará bodies de manga curta, comprida ou ambos. Aqui em casa estaremos com o baby nessa fase na primavera, então, a quantidade de bodies curtos que comprei é maior que a de bodies compridos, bem como a quantidade de bodies estampados, também é maior que a quantidade de bodies neutros, pois com o tempo mais quente, nem sempre é necessário o macacão, e eu, particularmente, não gosto de colocar macacão sem o body por baixo. Vai das preferências de cada um.

Se nessa fase o clima para você for inverno, mantenha as quantidades definidas para 03 meses, pois o macacão com body por baixo ainda será muito utilizado.

Body liso (neutro) – 08

Body com gola – 04

Body estampado / imita camisa (não são os bodies com gola para usar por baixo do macacão, mas bodies mais transadinhos para usar com calça, fica uma graça!) – 15

Culotes / Mijões

Como aqui em casa será primavera nesse trimestre, diminuí a quantidade de culotes / mijões para distribuir entre as calças que serão usadas só com body. Mas se nesse período vocês estiverem no inverno, eu manteria as quantidades que sugeri para o primeiro trimestre para continuar usando com os macacões.

Então, eu compraria 15 unidades para o inverno e 10 para o verão.

Macacões

Boy12

Continua sendo peça coringa com sua variedade de modelos e tecidos. Para o verão vale comprar modelos com pernas e mangas curtas que ficam uma graça e são super práticos pela praticidade de serem uma peça só.

Como dá para dar uma variada dos macacões com conjuntos de calça + body, acho uma boa quantidade 10 macacões mais básicos e 05 mais arrumadinhos para passeios, tanto para o inverno como para o verão, o que vai mudar é o modelo e o tecido.

Calças

Já que o bebê passará a sair mais de casa, as calças já podem começar a substituir os culotes / mijões para os pequenos ficarem mais arrumadinhos, mas ainda assim confortáveis. Eu não recomendo a compra de calças jeans, de sarja ou tecidos similares. Botões e zíperes para fechar também não acho uma boa nessa fase.

Minha sugestão são calças com elástico na cintura (preste atenção se não são aqueles elásticos duros que não esticam direito, porque esses deixam a barriguinha marcada), e tecidos molinhos e confortáveis que imitam o jeans e outros tecidos não tão confortáveis. Também é possível encontrar muita calça linda de moletom e algodão, com estampas e tecidos bem confortáveis.

Para as meninas a infinidade de modelos não tem fim!!!! Os detalhes são o que há de mais fofo, como babados, lacinhos, rendinhas. Para meninos o charme já ficam nos modelos xadrez, listrados, com bolsos (sem botão).

Para o verão sugiro 10 calças e para o inverno 5 (em função do macacão ainda ser muito usado nessa estação do ano).

Shorts / Bermudas / Saias

É um charme, mas se o clima não estiver muito quente, essas peças ainda não são muito usadas nessa fase. Sugiro comprar somente para o verão, e no máximo 05 peças para fazer aquele charminho. Se você morar em locais em que faz muito calor, vale substituir uma parte das calças por essas peças, que aí sim vai valer a pena. Mas ainda assim releve o seu estilo de vida, pois se a criança fica muito em casa, em muitos casos só a fralda é o suficiente.

No caso das meninas, sugiro que as saias tenham a calcinha já costurada na sainha. É ótimo para a fralda não aparecer e não ficar sambando…rs.

Jardineiras / Vestidos

Boy5

As jardineiras são muito fofas tanto para os meninos quanto para as meninas. Os vestidos são o sonho de quase todas as mães de meninas, mas não compre aqueles modelos de bolo de festa, cheio de laços e babados, pois não deixarão as pequenas confortáveis, a não ser que você tenha uma ocasião especial para ir. Os de malha / algodão são a melhor opção, mas ainda assim são usados pouco nessa fase.

As jardineiras idem. São fofas, mas ainda usadas bem pouco. Sugiro comprar no máximo 3 peças desse modelo para o verão e 1 no inverno, que ainda assim terão que ser usadas com um casaquinho ou um body que combine por baixo.

Gorrinhos

No inverno os gorrinhos ainda serão úteis, mas normalmente são usados para fazer o percurso até o carro ou até o destino. Para o verão 1 é o suficiente só para uma eventual necessidade, para o inverno sugiro 3 modelos de cores possíveis de combinar facilmente.

Meias

Mesmo raciocínio do primeiro trimestre. Os bebês ainda não andam e não é uma peça que suja muito. Invista nessa fase nos modelos que imitam sapatinhos para usar com calças. Mantenho a quantidade de 10 pares para o inverno e 6 pares para o verão.

Sapatinhos

Já dá para começar a fazer um charminho com os sapatinhos. Mas nada de enlouquecer comprando de todos os modelos e cores, já que não é prático, normalmente os pequenos mexem muito os pezinhos e não deixam nos pés, e não tem a menor necessidade, já que eles ainda não andam. Dois pares é o suficiente.

Casaquinhos / Moletom

Boy1

O gorro ainda continua não sendo muito bacana nessa fase. Mas 1 ou dois modelos para o inverno já começam a ajudar por serem mais práticos que colocar o gorrinho, já que está tudo em uma peça só, mas isso para o inverno. Para o verão ainda acho que não é prático gorro acoplado.

Eu usei muito casaquinhos e moletom nessa fase para a Nina ir para a escolinha e fica uma dica importante! Se for comprar modelos com zíper, preste atenção. Como a peça é muito pequena, o zíper forma aquela pacote na barriga e além ficar feio não é confortável. Dê preferência aos modelos que só passam pela cabeça ou com botões, de preferência de pressão, para evitar qualquer risco de descosturar e a criança colocar na boca.

Para o verão sugiro 02 modelos mais levinhos e para o inverno 05 unidades.

Chapéu

Vale para o verão. É uma delícia levar os pequenos para passeios ao ar livre e o chapéu sempre é bom para proteger do sol. Sugiro 03 unidades e para o inverno 01, só para uma eventual necessidade.

Roupa de Banho

A Nina foi pela primeira vez para a praia e piscina quando tinha 5 meses. A verdade é que o maiô / biquíni ou sunga serve só para fazer um charme, já que uma fralda de piscina resolve tudo. Mas se quiser comprar, para o verão, 02 unidades são suficientes.

E para finalizar, a tabelinha com o resumo das quantidades para facilitar. Lembrando que essas quantidades são apenas referências iniciais do que acho que funciona aqui em casa. Não significa que comprando isso você não precisará comprar mais nada depois ok?

Item Inverno Verão
Body liso (neutro) 15 8
Body com gola 6 4
Body estampado 8 15
Culote / Mijão 15 10
Macacão básico 10 10
Macacão para passeio 5 5
Calças 5 10
Shorts / Bermudas / Saias 0 5
Jardineiras / Vestidos 2 3
Gorrinhos 3 1
Pares de Meias 10 6
Sapatinhos 2 2
Casaquinhos / Moletom 5 2
Chapéu 1 3
Roupa de banho 0 2

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Maria comentou:

    Pode me mandar essa listinha por mail? Por favor!
    Obrigada!

  2. Maria comentou:

    Parabéns pelo conteúdo, que orienta as MAMÃES a fazerem o melhor por seus filhos.