Quais Roupas Comprar para o Bebê de 0 – 3 meses

Ao invés de continuar a série de posts sobre o enxoval que fiz em Miami, já que vou entrar no tema roupinhas, vou fazer uma série de posts sobre as roupinhas que considero adequadas para cada faixa etária do bebê de 0 – 24 meses. Como são muitos detalhes que eu gostaria de compartilhar, vou dividir por faixa etária para a informação ficar mais rica ok? Hoje começo com as roupinhas para os bebês de 0 – 3 meses.

Eu acho que o enxoval da Nina foi até que bem acertado. Comprei poucas coisas que não usei e me arrependi, e não senti falta de muita coisa que precisei comprar depois. Mas acredito que o enxoval do baby boy foi mais certeiro ainda. Então, vou contar para vocês o que comprei para o primeiro trimestre de vida do meu pequeno.

Não tem jeito, por mais que seja uma tentação aquele monte de roupa minúscula e fofíssima, o que usamos mesmo nesse primeiro trimestre são bodies (curtos ou longos), mijões / culotes (com ou sem pezinho) e macacões (com zíper, com botão, com velcro…), que é o trivial usado para ficar em casa, para dormir e para sair. Não importa muito o modelo, pois cada um tem suas preferências. O importante é comprar peças adequadas para a estação do ano em que o bebê vai nascer, já que você encontra peças de vários tecidos e modelos.

Esse trio de peças é prático, não deixa a criança com as costas e barriguinha descobertas quando pegamos no colo e são confortáveis, o que para mim é essencial. O bebê dorme muito nessa fase, e quem gosta de dormir com roupas desconfortáveis gente? Eu sempre tento associar o que acho confortável em determinada ocasião para mim para vestir a Nina, e é o que vou aplicar para o baby boy também. Sem contar que nessa fase saímos pouco com o bebê de casa, então, conforto é tudo!

Para comprar roupas para essa fase eu acho que a Carters é imbatível, pois reúne tanto modelos para ficar em casa, como modelos mais arrumadinhos para um passeio descontraído.

Vamos então falar de cada peça e as quantidades que acho adequadas de cada uma, considerando a minha rotina e experiência, já que não sou especialista no assunto.

Bodies

Os bodies são peças coringas até, pelo menos, o primeiro ano de vida do bebê. Nessa fase em específico, para bebês que nascem no inverno, são usados por baixo do macacão, então, não precisa se preocupar muito com modelos cheios de detalhes e estampas. Mas é legal comprar alguns modelos com golinhas para usar por baixo de macacões de gola careca que fica super charmoso.

Para bebês que nascem no verão existem muitos modelos fofos e estampados para eles ficarem bem à vontade de body e culote / mijão ou em dias muito quentes, até mesmo só de body.

IMG_3206

Na Carters existem uns kits bem bacanas com um body de manga comprida, um de manga curta e uma calça fofa com estampa no bumbum. Acho muito fofo para usar de pijaminha ou mesmo para ficar em casa bem à vontade. Comprei dois kits desses de cada tamanho até os 12 meses.

IMG_3205

Nesse primeiro trimestre, quando o bebê ainda só mama (independentemente de ser o leite materno ou fórmula), as fezes são bem moles e muitas vezes vazam da fralda pelas costas (eca!). Me lembro que tinham dias em que eu trocava a Nina de roupa 4 vezes!!!!! Além do cocô ser mole e vazar, são muitos por dia, então, é legal ter uma quantidade razoável de bodies.

Em casa e não lavo roupa todos os dias, e quando a Nina era bebê as roupas dela eram lavadas normalmente duas vezes por semana. Considerei essa rotina para definir as quantidades, mas se você vai lavar roupas com mais frequência, pode reduzir a quantidade que dá.

Considere também se o bebê vai nascer no inverno ou no verão para definir se comprará bodies de manga curta, comprida ou ambos. As quantidades abaixo consideram o meu bebê, que nascerá no inverno. Se fosse no verão eu inverteria as quantidades de bodies lisos e estampados.

Body liso (neutro) – 15

Body com gola – 06

Body estampado – 08

Culotes / Mijões

Os culotes ou mijões podem ter pé ou não. Nos EUA você não encontra facilmente com pezinho, e sinceramente, pela minha experiência com a Marina, eu prefiro os sem pés, como calças mesmo. Isso porque eles duram mais tempo, já que depois que começam a ficar um pouco curtos, ainda dá para usar com a meinha por cima segurando, e quando a criança não está usando macacão por cima, dá para colocar meias que imitam sapatinhos e ficam um charme.

Os mijões com pezinho, logo que ficam pequenos não dá mais para usar, já que começam a ficar esticados, os bebês esticam muito as perninhas e eles começam a descer na cintura. Aí uma solução caseira para aproveitar por mais tempo é cortar o pezinho, por isso também que acho os sem pés mais práticos.

IMG_3200

Como essas peças são normalmente levinhas, dá para usar tanto no inverno, por baixo dos macacões, como no verão, com um body combinando. Então, eu compraria 20 unidades para qualquer estação.

Macacões

Existe uma infinidade de modelos e tecidos, desde os mais basiquinhos para ficar em casa e usar como pijaminha, até os mais arrumadinhos e transados para passeios. Eu comprei a maioria em plush e fechamento com zíper frontal e também alguns modelinhos mais arrumadinhos para passeio.

IMG_3201 IMG_3203

Para bebês que nascerão no verão, vale a pena comprar alguns macacões curtos também. Com esse calor que anda fazendo em SP, se meu filho nascesse agora, certamente não teria coragem de colocar um macacão de manga longa, a não ser que eu tivesse um ar condicionado à disposição, o que não é o caso.

Acho que uma quantidade boa são 15 macacões mais básicos e 05 mais arrumadinhos. Se em uma semana você trocar o bebê 2 vezes por dia, já usou quase todos os modelos… rsrsrsrsrsrs.

Luvinhas, Touquinhas / Gorrinhos

Para os bebês que nascem no inverno, assim como nascerá o meu, é legal para essa fase inicial luvinhas e gorrinhos. A Carters mesmo tem muitos macacões que já têm o gorrinho coordenado. Todos nós, crianças e adultos, perdemos calor pelas extremidades do corpo, então, em dias frios, se aquecermos as mãos, pés e cabeça, o frio é muito mais confortável.

As luvinhas, além de aquecerem as mãozinhas, ainda protegem a pele sensível dos bebês de arranhões. A Nina nasceu na mesma época que o baby boy nascerá e usei bastante as luvinhas com ela.

Os gorrinhos aquecem a cabecinha e dão aquele charme, principalmente para os meninos que não usam laços na cabeça (rs).

A minha sugestão é de 06 luvinhas e 06 gorrinhos.

As mães de filhos que nasceram no verão podem dar sua opinião. Mas sinceramente, eu não consigo imaginar uma criança com luvas ou gorrinho nesse calor que anda fazendo gente. Já começo me abanar só de pensar… rsrsrsrsrs.

Meias

Como os macacões longos para essa idade normalmente têm pezinhos, não precisa se preocupar muito com as estampas das meias, já que elas ficarão escondidas. O ideal são cores neutras e que combinem com diversas outras cores.

Se o tempo está mais fresco dá para colocar o culote com as meias que imitam sapatinho e um body. Fica um charme e dá vontade de morder os pezinhos nessas meinhas. No Brasil não é tão fácil encontrar estes modelos, mas nos EUA encontramos em qualquer supermercado ou loja de roupas de crianças.

Esqueça os sapatinhos nessa fase. Compre 1 para fazer um charminho e invista em meias. Sapatinho nessa fase é desperdício de dinheiro.

Mesmo que a fralda vase, a meia é um item que não suja, já que a criança não anda, e dá para usar mais de uma vez. Então, para esse primeiro trimestre não precisa de um estoque absurdo de meias. Uns 10 pares são suficientes. Para crianças que nascem no verão, eu nem compraria tantas, compraria uns 06 pares. Tenho várias amigas que tiveram bebês entre mês passado e esse e os pitucos estão sempre com os pezinhos descalços.

Para as meninas eu não aconselho meia calça nessa faixa etária. Fica apertando a perninha, dificulta a troca de fralda e tem um macacão mais lindo que o outro para substituir facilmente um vestido. O único vestido que a Nina teve nessa faixa etária usou só uma vez.

Casaquinhos        

Casaquinhos são charmosos para colocar em cima do macacão em passeios, mas o gorro acoplado não é legal. A criança passa muito tempo deitada e você tem que fazer todo um malabarismo para colocar no carrinho ou berço para o gorro não ficar repuxando no pescoço. Eu confesso que não resisti e comprei um casaquinho dessa idade para o baby boy com gorro e orelhinhas de urso. Quando comecei a rever as coisas em casa fiquei me perguntando por que fiz isso… rsrsrsrsrsrs. Mas ok, erros de mãe de segunda viagem e estou aqui para compartilhar com vocês.

IMG_3202

Mesmo em dias frios, normalmente a criança está embrulhada na mantinha, então, no máximo 2 casaquinhos em cores neutras são suficientes, tanto para o inverno como para o verão. Nas noites de verão, em locais com ar condicionado ou quando chega aquela brisa gostosa, um casaquinho sempre ajuda, mas no verão, opte por tecidos mais leves.

Roupas para fazer um charme

Aqui eu incluiria aquelas roupinhas que você enlouquece só de ver, mas que usa pouquíssimo! É aquela peça para bater uma foto, chegar no lugar e logo trocar pelo bom e velho trio de body, culote e macacão… rs.

Mas não tem como fazer um enxoval e não comprar nada assim né? Evite tecidos duros e que prendam a mobilidade da criança, mas compre sim dois ou três kits dessas roupinhas para um evento especial.

As roupinhas charmosas que comprei para o baby boy e já sei que usarei pouquíssimo foram as das fotos abaixo. Apesar de serem mais diferenciadas, ainda assim são confortáveis, mas não o suficiente para usar no dia a dia, na minha opinião, porque por mais que tenha o body por baixo do moleton, do colete, da blusa, é muito tempo dormindo e no colo e a roupa mal aparece direito para fazer o efeito charmoso que ela tem. Só minha opinião viu gente, já que acho fofíssimo quando vejo bebês minúsculos todos modernosos.

IMG_3204 IMG_3207 IMG_3208

E para facilitar a vida, fiz uma tabelinha com o resumo das quantidades para os bebês que nascem no inverno e os que nascem no verão. Lembrando que são quantidades para o primeiro trimestre de vida ok? É tudo só uma sugestão, já que no dia a dia cada um vai identificando o gosta e usa mais e você comprar essa quantidade não significa que não vai precisar comprar mais nada depois.

Item Inverno Verão
Body liso (neutro) 15 8
Body com gola 6 6
Body estampado 8 15
Culote / Mijão 20 20
Macacão básico 15 15
Macacão para passeio 5 5
Luvinhas 6 0
Touquinha / Gorrinho 6 0
Pares de Meias 10 6
Casaquinho 2 2
Conjunto de roupas para passeio 2 2
Sapatinho 1 1

 

Espero que tenham gostado e que aproveitem as dicas.

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

24 comentários

  1. Ivana comentou:

    Post super comPleto e preciso!! Amei! Vou ter um baby boy no verao daqui dos eua e seu posT esclareceu mUita coisa! Parabens!!

  2. katia comentou:

    Super 10 suas dicas. Eu Fui nessa linha e acho que o Enxoval da Luísa ficou legal em questão de QUANTIDADE. Só que hoje Trocaria fácil os mim body por esses MACACões curtinhos básicos, pq a pequena odeia coisa passando na CABEÇA. Rss… Amo CARTER’s. Pena ser tão caro aqui.

    1. Katia, mas você sabia que os bodies com a gola que tem aquele corte nos ombros é justamente para não incomodar o bebê passando pela cabeça? eles saem pelos bracinhos!!!! beijos

  3. Neima comentou:

    Amei tudo!! Só acrescentaria comprar kits de bodies branco, principalmente pra meninos. Algumas coleções da Carters têm só cores fortes e fica super difícil de combinar. Eu usei body branco no Gu por muito tempo, comprei 1 kit de cada tamanho (manga longa e manga curta) até 18M, rs.
    Se tudo der certo o Dudu vai nascer só 1 mês “antes” do Gu (o Dudu será do fim de fevereiro e o GU nasceu no começo de abril), acabei comprando por aqui mesmo uns macacões de suedine. Os que tenho de tecido leve da Carters não são em grande quantidade e fiquei com medo dele ficar sem roupa, ahaahaha.
    Ah, e sobre passar a roupa pela cabeça do bebÊ, quando o Gu era pequeninho eu o vestia pelos pés (só quando ele ficou maiorzinho que eu passei a vestir pela cabeça). Dica de uma enfermeira que deu super certo aqui em casa!
    Bjs!!

    1. Ah, eu considerei os brancos nos bodies lisos… também fiz isso… comprei um kit de cada tamanho branco na Carters, mas já contei nessa quantidade que coloquei, que acho suficiente para começar e sentir se vai precisar de mais ou não. O que você acha? A partir dos 9 meses comprei umas camisas transadinhas para colocar por cima do body branco, aí dá para usar de diversas formas. nessa época que eu fui tinha muita coisa de inverno e pouca de verão em Miami. Vou ter que comprar coisas para o verão aqui, mas como ele vai nascer no inverno, para o primeiro trimestre acho que está bem abastecido. Eu nunca vesti a Nina pelos pés… descobri esse negócio há pouco tempo. Mas vou fazer com o baby boy. beijos!!!!

  4. Lara comentou:

    Olá, estou de 2 meses e adorandooo seu blog, já li quase todo…..vc tem lojas em Sampa PARA INDICAR??? QUERIA MUITO FAZER O ENXOVAL FORA, MAS ACHO QUE NÃO VOU CONSEGUIR…..QUE LOJAS VC INDICARIA???
    bjsss

    1. Oi Lara, bem vinda!!! Que legal saber que gostou do blog. Então, a Alô Bebê sempre tem liquidações bacanas, mas a de Janeiro é excelente! Você encontra muita coisa por lá. Lojas como Renner, C&A, Riachuelo também muita coisa fofa e com preço bom. Para roupinhas mais descoladas e sofisticadas, gosto da Zara e da Paola da Vinci. Mas olha, como você não vai fazer o enxoval fora, vai comprando conforme a necessidade viu. Não precisa se estocar de coisas como quem viaja. Vai esperando as liquidações durante a gestação e aproveitando. As liquidações da ZARA e da GAP são ótimas também! Beijão

    2. Ah, e no Instagram você encontra diversos perfis de brechozinhos com roupas novas e semi novas. Vale muito a pena! Eu mesma tenho um perfil desses que repasso a preços bem baixos roupinhas em excelente estado da Nina e logo mais do Yuri. Beijos

      1. Lara comentou:

        Adorei as dicas, já surtei na zara dia desses…cada coisinha né?
        TE SIGO NO INSTA , MAS QUAL É O PERFIL DA SUA LOJINHA?
        BJS E A NINA E O YURI SÃO LINDOSSSSS….

        1. hahahahahaha. O da lojinha é @brechozinhomamiemais. Beijos

  5. Lara comentou:

    qUERO MUITO ESSAS CALÇAS DO YURI DA CARTERS, COISA MAIS FOFA E GOSTOSA!!!!

  6. Lara comentou:

    me avisa que compro rapidinho!

  7. Brenda comentou:

    Que dicas oTimas! Uma dUvida: Nesses 0-3m vc considerou tanto o tamanho nb quanto 3m?

  8. joana comentou:

    Primeiramente parabéns pelo site, gostaria de deixa a minha opinião, recentemente eu comprei no site http://www.imperialkids.com.br gostei muito da qualidade do produto, e com preço bom e o melhor de tudo o frete foi grátis, ha e eles aceitam mercado pago foi o que me deixou mais segura, porem não tive nenhum problema, super recomendo a todos.

  9. Sarah comentou:

    Maravilhoso! Primeiro blog que fala em quantidades claramente. parabéns e muito, muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Michelle comentou:

    Bom dia.

    Gostei muito do seu texto sobre as roupinhas :)
    Gostaria de esclarecer uma dúvida: você indicou o NÚMERO de cada peça de roupa tanto para o verão quanto para o inverno.
    No caso, quais seriam os tamanhos para serem comprados?
    eSTOU COM DIFICULDADE DE MONTAR O ENXOVAL POR CONTA DOS TAMANHOS. sEI QUE O MELHOR SERIA INVESTIR EM TAMANHOS A PARTIR DE p E DAR MENOS PRIORIDADE PARA PEÇAS TAMANHO rn, MAS NA SUA OPINIÃO COMO PODERIA SER ESSA DIVISÃO DE TAMANHOS?
    oBRIGADA..

    1. Oi Michelle, você pode comprar uns 70 – 80% de tamanho P. mesmo que fique um pouco grande, vai ficar certo muito rápido.

  11. Rosangela comentou:

    Olá que Dicas sensacionais.
    Estou de 4 meses.
    Vou comprar as roupinhas pela carters mas tenho uma dúvida quanto ao TAMANHO.
    Disseram que são bem pequenas. Confere?

    1. Rosangela, não acho que são pequenas não. Acho o tamanho delas um tamanho padrão e que corresponde bem à média de peso e tamanho das crianças de cada idade.

      1. Rosangela comentou:

        Muito obrigada pela atenção.
        Fiquem com Deus

  12. Erica comentou:

    Quais os tamanhos ??? Qtos para cada tamanho?