Receita Fácil de Bolinho de Salmão e Cardápio Semanal

Na semana passada publiquei meu cardápio semanal aqui e os pratos da semana nas redes sociais do blog. Fiquei super contente com a repercussão. Muita gente se animando a fazer as receitas, a se alimentar de forma mais saudável, a preparar um cardápio semanal também. Gente, isso me deixa tão feliz! Saber que de alguma forma estou ajudando algumas pessoas!!!!! Muito obrigada pelo carinho.

O cardápio realmente me ajudou muito e garantiu uma alimentação diversificada e saudável a semana inteira. Valeu a pena parar um tempinho no final de semana para me organizar. O que eu havia programado para quinta-feira passada eu não fiz, já que jantei fora. O legal é que não precisamos ficar escravas desse planejamento, mas ter as coisas disponíveis para preparar os pratos e não ter que perder tempo pensando no que fazer, realmente ajuda muito!

Então, espero conseguir fazer se tornar uma rotina eu compartilhar os meus cardápios com vocês e algumas receitinhas também.

Começando pelo cardápio dessa semana que teve algumas inspirações do livro “Deliciosas Receitas para Bebês e Crianças” que adoro e uso desde a introdução alimentar da Nina.

Cardapio

Segunda-feira: risoto de aspargo, frango grelhado e salada verde.

Terça-feira: fritada de forno com ovos e legumes, cenoura cozida e salada verde.

Quarta-feira: bifum (macarrão de arroz) com molho bolonhesa e salada verde.

Quinta-feira: Arroz integral, cação com molho de tomate e leite de coco, legumes cozidos.

Sexta-feira: Arroz integral, feijão (já tenho congelado), hambúrguer caseiro e salada verde.

Falando agora das receitas. Na semana passada algumas foram compartilhadas no facebook e no Instagram (blog_mamiemais), mas uma das mais pedidas tinha muita informação e preferi compartilhar por aqui, o bolinho de salmão.

Essa receita é do livro do Jamie Oliver – Revolução na Cozinha, e já fiz várias vezes em casa. Sempre dá certo e fica leve, saborosa e saudável. Ela não é uma receita rápida, mas não deixa de ser fácil. Espero que gostem!!!!

IMG_3018

Bolinhos prontos

Ingredientes

sal e pimenta do reino

600g de batatas

500g de filé de salmão com pele, sem escamas e sem espinhas

azeite de oliva

salsinha fresca

1 colher (sopa) de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar

1 ovo grande

2 limões

Modo de Fazer

1. Coloque água para ferver em uma panela grande com sal.

2. Enquanto a água ferve, descasque as batatas e pique em pedaços médios. Tempere o salmão com azeite, sal e pimenta.

3. Coloque as batatas na água e o salmão em um escorredor coberto com papel alumínio, com a pele para baixo.

4. Acomode o escorredor em cima da panela com as batatas, deixe em fogo baixo e cozinhe por 15 minutos aproximadamente. As batatas precisam ficar bem macias e o salmão cozido.

5. Escorra e amasse as batatas, desfie o salmão com um garfo (sem a pele), misture os dois e deixe esfriar.

6. Acrescente 1 colher de farinha de trigo, salsinha picada, o ovo e acerte o sal e a pimenta. Rale a casca de 1 limão e misture tudo (eu usei limão siciliano e fica mais suave que o limão comum).

7. Enfarinhe uma superfície limpa e seca, divida a massa no tamanho dos bolinhos que quiser fazer e molde do jeito que preferir. Eu faço como mini hambúrgueres. A massa fica bem mole e grudenta, tem que ir colocando farinha para moldar, mas somente o suficiente para dar forma aos bolinhos.

8. Aqueça uma frigideira e coloque azeite. Cozinhe os bolinhos de cada lado até dourarem e ficarem com a casquinha crocante.

9. Se quiser congelar, coloque filmes plásticos entre os bolinhos crus para não grudarem.

 Prato

Pratinho da Nina com o bolinho, arroz 7 grãos cozido com tomate cereja, brócolis com alho e azeite e saladinha de tomate e pepino.

E para quem quiser ver todas as receitas que já publiquei aqui no blog é só clicar aqui.

Boa semana!!!!

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 comentários

  1. Gabriela tefili comentou:

    MAri, fiquei doida para fazer esse bolinho e como vc tinha dito que era do jaime oliver, eu achei a receita na internet e fiz. ficou uma delícia. Fiz na air fryer, totalmente sem gordura. recomendo!

  2. Carolina comentou:

    minha filha tem dois anos, é bem magrela e o pratinho dela deve ter o dobro de comida!!

  3. Luciana comentou:

    Mari, fiz a receita e amei!!! Adoro o blog. Beijos