Nina Miúda

Nina

Há duas semanas postei esta foto no meu Instagram da Nina na consulta de rotina na pediatra. A Nina sempre foi miudinha e diversas mamães comentaram a foto e me mandaram emails com perguntas.

A Nina nasceu com 37 semanas, com altura e peso normais – 47,5cm e 2,950 Kg. Ela passou 03 dias na UTI Semi Intensiva por conta de uma hipoglicemia e porque não respirava direito. Assim como qualquer bebê, perdeu um pouco de peso nos primeiros dias e após 4 dias tivemos alta do hospital com ela pesando 2,680 kg.

Ela sempre mamou direitinho, nunca foi esfomeada de querer mamar em intervalos menores de 2 horas, e sempre ganhou peso abaixo da média. Isso foi um padrão desde as primeiras consultas na pediatra até hoje em dia. Ela nunca perdeu peso, o que poderia ser preocupante, só que o peso que ganhava era sempre pouquinho. Como vocês podem ver na foto, na última consulta ela estava com 8,240 kg com 1 ano e 2 meses de idade, peso que muito bebê de 6 meses já tem.

Sinceramente eu já me preocupei muito com isso!!!! Teve dias de eu ligar para a pediatra em pânico porque a Nina não estava querendo mamar, e já tinham se passado 3 horas da última mamada, e ela ía perder peso, e ela já não engordava muito, e ela teria problemas de saúde por conta disso, e o meu leite não era suficiente, e eu tinha oferecido complemento com leite artificial e ela recusava, e mais um monte de neuras que atormentavam minha cabeça. Meu Deus, era um desespero só!!!! Graças a Deus a pediatra da Nina é uma profissional nota 1.000 e sempre me tranqüilizou nessas horas de mãe surtada.

Fomos acompanhando a Nina quinzenalmente e depois mensalmente e o que foi demonstrado é que este é o biotipo dela. Ela sempre manteve o mesmo padrão de ganho de peso e altura e se desenvolve muito bem!!! Sem contar que tanto eu como meu marido não somos lá pessoas super altas e com uma estrutura muito avantajada. Somos pequenos,  e não podíamos esperar um super bebê. Seria até estranho… rsrsrsrsrsrs.

Chegamos até fazer exames de sangue e urina para ter certeza que não tinha nada de errado com a Nina e realmente não tinha. Ela sempre foi uma criança muito saudável, feliz, esperta e simpática.

Quando comecei a introdução de frutinhas e papinhas não tive qualquer problema. Ela sempre aceitou de tudo e comeu bem. De uns tempos pra cá ela vem oscilando entre comer muito, médio e pouco. Mas acaba compensando um dia pelo outro. Ela continua aceitando de tudo, mas já começa demonstrar suas preferências. E tem um fato, a quantidade de comida que ela come é proporcional à quantidade de fraldas que ela suja, então, acho que o metabolismo dela é acelerado mesmo!!!

Hoje em dia eu de verdade não me preocupo mais com essa questão do peso. Já aceitei e lido super bem com o fato de que a Nina é miúda e ponto final acabou. A média não é regra e se fosse assim não existiram pessoas gordas e magras, altas e baixas. Só pessoas na média. A média considera que um pesa 20 e o outro 10, e na média dá 15. Quem não está na faixa dos 15 tem algum problema????? Não, não, não, só saiu da média.

Então, para as mamães que também têm seus filhotes abaixo da média de peso, não fiquem encanadas com isso. Se o bebê ganha peso, mesmo que seja pouco, se desenvolve de acordo com a idade e é saudável, não tem com o que se preocupar. A idéia de que bebê só é saudável se for gordinho é mito. Está aí a minha Nina super ativa, alegre e feliz para comprovar.

Nas próximas semanas vou iniciar posts sobre a rotina alimentar da Nina, dando dicas de comidinhas, lanchinhos e contando um pouco como funciona esse processo aqui em casa.

Beijos – Mari

Deixe seu comentário

13 comentários

  1. Nossa Mari, vc trouxe um pouco de alivio..mãe é tudo surtada mesmo… Kkkk
    A Isabela tbm nasceu de 37 semanas, 46 cm e 2,210kg.
    Qdo fizemos o primeiro us, o medico falou que ela era um bebe gde, mas isso nao foi verdade. Nao sei se por conta da pre eclampsia ou biótipo mesmo. Eu devo ser menor que vc, 1,54m. Se ela fosse gde, quem seria a mãe???? Kkkk
    Na ultima consulta ela caiu um pouco na curva, então o pediatra pediu que eu entrasse com as frutas. Está uma luta enorme. Mas o maior problema é que ela resolveu nao fazer cocô. Isso esta me deixando louca!!!
    Mas sei que esta história de blog só ajuda e nos faz comunicar… E ver que nao estamos sozinhas!!!!
    Vejo fotos de bebes menores que a Isa e maiores que ela, ai fico com medo… Mas Deus sabe todas as coisas, nao?
    Bj

    Débora Paula Santos Fazzio
    http://blogmabel.wordpress.com/
    Enviado via iPhone

    1. Dé fica tranqüila. Se ela estiver se desenvolvendo bem tá tudo certo. Quanto ao cocô foi depois que começou a dar frutinhas ou ela sempre teve o intestino mais preso? Beijos

      1. Pior que nao, Mari. Ela ainda esta só no peito. No começo tinha muita , vamos dizer, diarréia, mas depois normalizou, eu cortei boa parte das fibras da minha alimentação. Mas desde a semana passada, ela resolveu nao fazer mais cocô. Ja usamos supositório duas vezes. Mas estou esperando ela ficar realmente incomodada para usar novamente. Enquanto isso eu aumentei muito minhas fibras e estou tentando dar frutas para ela. Difícil.
        O pediatra diz que é assim, o leite materno é muito bem absorvido e nao sobra resíduo…. Mas o coração da mãe nao sossega!
        E vc, esta melhor???
        Bj

        1. Dé, mas quando vc fala não fazer mais é não fazer por quantos dias? a Nina teve um período que ficava 3 dias sem fazer e estava tudo ok. Depois de um tempo normalizou de novo. Estou melhor sim :) Beijos

        2. A ultima vez foi quarta, com supositório . Mas o pediatra diz que esta tudo bem….
          Ela esta ótima, feliz, rindo. Eu é que estou preocupada.
          Vamos torcer… Depois conto qdo ela fizer cocô! Bj

  2. Vou pedir pra minha mãe ler esse teu post.. ela vivi puxando minhas orelhas em relação ao peso do Joel.. diz q ele ta magro, e blá blá blá… o Joel nasceu com baixo peso, desde os 8 meses de gestação q ele não ganhava peso suficiente (ou não ganhava). Esperou completar 37 semanas para fazer o parto..nasceu pesando 2.270g e com 45cm (um pingo de gente). Super saudável.. teve alta com menos de 48h. A própria medica falou q foi a primeira vez q ela deu alta em um bb tão pequeno mais q não tinha o pq de segurar no hospital. Fez até exame de sangue antes da alta para vê se estava tudo ok mesmo para poder liberar. Ele nasceu dia 08/03 – 23h e teve alta dia 10/03 às 10h pesando 2.105g. Ai começou a luta pra ganhar peso… toda semana tinha q levar no pediatra pra vê quanto tava ganhando de peso, na primeira semana só LM e ganhou 75g. Fiquei triste.. não ganhava peso na barriga e agora passar fome? Ela falou q ele era muito pequeno e não tinha força de sugar e cansava logo..dai perguntei, e se continuar assim sem ganhar peso vou fazer o q? Dai ela falou, agente pode tirar de bomba e da na mamadeira. Eu pensei, boa ideia! Sair do consultório direto pro shopping pra comprar a bomba. Cheguei em casa já fui tirar, mais de 2h, dos dois peitos 30ml. Desse jeito q ele não engorda.. não tinha leite suficiente. Por isso q ele chorava de fome.. Sem autorização da pediatra dei NAN. Quando foi na outra consulta ela ficou pirada..kkkkkk… pesou, ganhou 300g. Dai dava em um peito, tirava do outro 10/20ml (no máximo) e quando ele começava a chorar dava a mamadeira com LM e depois chorava querendo mais..dai fazia o NAN com 30ml..tomava tudo! (dizem q menino é mais guloso, né?rsrs).. enfim.. veio ganhando peso legal.. mais com 4 pra 5 meses pegou uma bronquiolite, teve q ficar internado 6 dias. Além de não ganhar peso esse mês q teve doentinho, ainda perdeu. Agora com 6 meses q ganhou 770g… hj com 6 meses pesa 6.770g e 66cm. Mais começou a introduzir alimentos..vamos vê o q vai dá.. as papinhas doces é com ele mesmo..agora o almoço as vezes ele implica e não come bem.. mais vamos q vamos…rsrs… a Nina mede quanto? Eu nunca dizia q ele pesava 8kg, nem parece.. tão bolotinha…fofaa!!! Ahh, sem contar q vc é esbelta.. a Nina tem q te acompanhar :P rsrs…. Agora o Joel tem q puxar a mãe dele, bolotinha..kkkkkkkkkkkkk…. Bjsss… (desculpa ai o jornal q escrevi :S rsrs)

    1. Oi Jamile!!!! A Nina mede 74,5. Ela não aparenta mesmo ter só 8 kg, tem até dobrinhas nas perninhas e uma bochechinha gostosa…rs. Que luta com o Joel heim!!!! Adorei você ter compartilhado sua história. Beijão

    2. carol comentou:

      isso de não ter força pra sugar fale sério, o meu teve alta com 1800 (prematuro) e já tava mamando horrores mesmo sendo um belisco. mas enfim já tem 4 anos esse seu comentário nem adianta mais falar nada rsrsrs

  3. Alice Ravagnani comentou:

    É isso aí meninas, sem “neuras” com relação ao peso dos pimpolhos, o importante é serem e estarem saudáveis!

  4. Joana comentou:

    Oi Mari…Então, minha filha é super parecida com a Nina, mede 74,0cm e pesa 8,450kg com 1 ano e 3 meses… Sempre me preocupei com isso, até pq, quando era bebe, sempre fui na média e a Duda não, sempre foi abaixo, assim como a Nina, mas sabe, que depois de um bom tempo, me acostumei, até pq a Duda é hiper saudável e até agora, não teve 1 gripe se quer e graças a Deus nunca precisou tomar nem um tipo de medicamento, o único problema da Duda, é que ela não é chegada em suco…Mas acho que com um tempo isso melhora, tomara rsrsrsrs! Vou dar uma de metida aqui…estava lendo os comentário e vi o da Debora Fazzio e me identifiquei, pois a minha filha, teve um tempinho, assim que completou 1 aninho que não fazia cocô também.Meu Deus!! Quase morri!! Ela ficou 10 dias sem fazer… Eu apenas esperei, fiquei preocupada, porém a saúde dela estava super boa então desencanei…Mas mesmo assim, preocupação de mãe é f…, qualquer coisinha, já é um desespero… Dizem que isso passa no segundo filho,tomara!!! Beijão Mari e desculpa ter me metido com o comentário acima, mas achei muito parecido com o que vivi!! Beijos na Nina!! Att. Joana

    1. Joana, a Nina também não gosta muito de suco. Os que ela toma melhor são os que normalmente outros bebês não gostam: abacaxi, maracujá, suco verde. Vai entender…rs. Mas como ela adora frutas raspadas, em pedaços ou em purê, eu nao me preocupo com o suco. Beijos!