Semana Mundial de Aleitamento Materno

SMAM

Imagem obtida no site da WABA

Começa hoje a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

Em 1990 um encontro organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela UNICEF resultou em um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, e defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil – a “Declaração de Innocenti”.

O documento foi criado para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. A World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – foi criada para atuar na “Declaração de Innocenti”. Como parte de seu plano de ação para facilitar e fortalecer a mobilização social para a amamentação, a WABA criou um dia dedicado à amamentação, que mais tarde foi transformado em uma semana, o que ficou conhecido como a Semana Mundial da Amamentação (SMAM).

A SMAM ocorre em 120 Países e é oficialmente celebrada de 01 a 07 de agosto. A WABA define a cada ano o tema que será abordado e lança materiais de divulgação que são traduzidos em diversos idiomas (como o da imagem que ilustra o post).

Neste ano o tema é “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!”. O tema aborda o fato de mesmo as mães tendo uma boa experiência no início da amamentação, muitas vezes, dias, semanas ou meses depois do parto deixam de amamentar, em função de diversos fatores. Será tratada a importância do apoio para manter a amamentação, através de Grupos de Mães ou Grupos de Aconselhamento em Amamentação. Para saber mais, acesse o site da WABA.

Acho o tema bem interessante, pois eu mesma fui influenciada por diversos fatores externos, que me levaram a tomar a decisão do momento de parar de amamentar. E para aproveitar o tema, na semana que vem darei dicas de amamentação que funcionaram pra mim.

Beijos

Mari

Deixe seu comentário